Políticas públicas para a conservação do Bioma Cerrado no Estado do Paraná, Brasil

Autores

  • Hebner Gonçalves SEED - Telêmaco Borba, PR
  • Isonel Sandino Meneguzzo UEPG
  • Rosemeri Segecin Moro UEPG

Palavras-chave:

Conservação, Savana, Planejamento e manejo.

Resumo

Discute-se a aplicação de políticas ambientais para a conservação do Bioma Cerrado no estado do Paraná. A metodologia envolveu consulta documental e de legislação, pontuando as principais políticas públicas para a conservação do Bioma, compreendendo experiências de gestão e manejo, além de contextualizar o processo de criação de iniciativas que resultaram em ações conservacionistas. O Cerrado em seu limite austral tem perdido muito de suas características, mesmo em situações de proteção integral e a análise das políticas permitiu inferir que as medidas tomadas no Paraná se concentrassem em criação de unidades de conservação na região dos Campos Gerais do Paraná, não resultando em iniciativas mais efetivas. As ações conservacionistas são atribuídas ao nível estadual, sendo, portanto, ausentes iniciativas municipais e federais, demonstrando-se assim a deficiência de integração de políticas ambientais nas esferas da administração pública.

Biografia do Autor

Hebner Gonçalves, SEED - Telêmaco Borba, PR

Mestre em Geografia da UEPG.

Isonel Sandino Meneguzzo, UEPG

Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia. Pesquisador do CNPq e Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

2019-03-22

Como Citar

GONÇALVES, H.; MENEGUZZO, I. S.; MORO, R. S. Políticas públicas para a conservação do Bioma Cerrado no Estado do Paraná, Brasil. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 138–152, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13373. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos