Educação e Arquitetura: a educação patrimonial preservando o patrimônio arquitetônico

  • Tarcisio Dorn de Oliveira UNIJUÍ
  • Jandha Telles Reis Vieira Müller UNIJUÍ
  • Gabriel da Silva Wildner UNIJUÍ
  • Caryl Eduardo Jovanovich Lopes UFSM
Palavras-chave: Arquitetura, Patrimônio arquitetônico, Educação patrimonial. Preservação.

Resumo

Nestes tempos onde a palavra preservação é tão vigente, principalmente no que se refere às questões ambientais e de sustentabilidade, o zelo pelo patrimônio arquitetônico ganha ênfase na consciência da sociedade, pois é ele que registra a forma da cidade no decorrer do tempo, bem como relembra e eterniza a história e os costumes do lugar. Nesta pesquisa, utilizou-se o estudo exploratório para explicitar a reflexão sobre o papel da educação patrimonial como possibilidade de (re)conhecimento do patrimônio arquitetônico local, ao mesmo tempo em que criam olhares que buscam e apreciam sua salvaguarda e manutenção. Evidencia-se o potencial aumento na identificação e pertencimento do cidadão ao local onde nasceu e/ou habita

Biografia do Autor

Tarcisio Dorn de Oliveira, UNIJUÍ
Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Docente dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ. Líder do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC (DCEENG/UNIJUÍ).
Jandha Telles Reis Vieira Müller, UNIJUÍ
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bolsista PIBIC/CNPq.
Gabriel da Silva Wildner, UNIJUÍ
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Bolsista PIBIC/CNPq.
Caryl Eduardo Jovanovich Lopes, UFSM
Doutor em Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis.
Publicado
2019-09-21
Seção
Ensaios/ Essays