A dialética entre o global e o local: um olhar sobre o turismo e o patrimônio cultural - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.145154

Autores

  • Ana Rita Pinto Rocha UEPG
  • Leonel Brizolla Monastirsky Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Esse texto analisa o processo dialético entre as escalas global e local através da relação entre o patrimônio cultural e o turismo. A globalização enquanto uma dinâmica proveniente do diálogo entre o global e local gera diferentes vias interpretativas, as quais são discutidas neste trabalho em duas proposições. A primeira resgata a utilização do patrimônio cultural como suporte para o turismo que, sob a ótica capitalista, impõe a lógica da competitividade entre os lugares para atração de recursos. A outra discute o lugar como legitimação dos interesses ideológicos ligados à conservação da memória e identidade local na preservação patrimonial. A partir das duas proposições, o texto analisa as conexões e oposições entre elas.

Biografia do Autor

Ana Rita Pinto Rocha, UEPG

UEPG
Brasil

Leonel Brizolla Monastirsky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

UEPG
Brasil

Downloads

Como Citar

ROCHA, A. R. P.; MONASTIRSKY, L. B. A dialética entre o global e o local: um olhar sobre o turismo e o patrimônio cultural - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/TerraPlural.v.2i1.145154. Terr@ Plural, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 145–154, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/1169. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos