O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não foi publicada, no todo ou em parte, em anais de eventos e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

     

    Submission is original, unpublished (not even in proceedings), and was not submitted to another journal. If so, justify in "Comentários ao Editor".

     

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapasse os 20MB).

     

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluí­das no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar, e indicam a última data de acesso.

     

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Arial 12 (título em Arial 14; títulos de figuras e tabelas em Arial 10); com figuras, quadros e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

     

  • O texto está formatado e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

     

  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo na avaliação cega por pares, conforme instruções disponí­veis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

  • O texto passou por rigorosa revisão gramatical e ortográfica no idioma de publicação (Português, Espanhol ou Inglês), bem como os resumos e palavras-chave nos três idiomas. Os editores se reservam o direito de rejeitar sumissões que não atentarem para a correção de linguagem.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores
A revista Terr@ Plural é um periódico de publicação contínua que aceita trabalhos em português, espanhol e inglês em forma de artigos, ensaios, notas científicas e resenhas relacionados às temáticas de Geografia e área correlatas.


Normas para envio de trabalhos

1- Os textos deverão ser enviados exclusivamente através do site da revista. Ao cadastrar-se, não esqueça de colocar a instituição/órgão em que atua, cidade e estado de todos os autores. É obrigatório preencher seu número de identificação Orcid para garantir uma indexação segura e parametrização correta de sua produção. Por favor, obtenha seu registro em https://orcid.org › register.

2- É recomendada a utilização de processadores de texto compatíveis com Linux ou Windows.

3- Pede-se que os textos sejam digitados em espaço 1,5, alinhamento justificado, em fonte Arial, tamanho 12, com parágrafo de 1,25 cm, e que não contenham marcações.

4- O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

5- Os artigos e ensaios deverão ter preferencialmente entre 15 a 30 páginas, incluindo as referências bibliográficas, figuras, quadros, notas e tabelas.

6- Devem vir acompanhados de resumo, abstract e resumen (no máximo 10 linhas) e palavras-chave (no máximo 5) em português, inglês e espanhol, diferentes das palavras empregadas no título. Este, em fonte Arial 14 negritado, também deve estar traduzido para o inglês e espanhol. Por favor, inicie o resumo com uma frase que apresente o problema de pesquisa (Topic sentence) e se certifique de que os principais resultados e conclusões constem do resumo e suas traduções.

7- As resenhas e notas científicas deverão ter preferencialmente entre 6 e 8 páginas. Resenhas devem fornecer na primeira página os dados catalográficos da obra resenhada (autor, título, edição, local, editora e número de páginas).

8- Formato do texto:
- aspas duplas para citações com até 40 palavras;
- as citações com mais de 40 palavras devem ser destacadas pulando-se uma linha antes e depois do parágrafo, seguindo o recuo de 1,25 cm da margem esquerda, com fonte Arial 12 e  espaço simples, sem aspas, seguida da citação entre parêntesis de autor, data, páginas inicial e final citadas.
- empregar aspas simples para palavras com emprego não convencional;
- itálico para palavras estrangeiras, neologismos, títulos de projetos, obras e publicações, falas de entrevistados;
- as notas explicativas devem ser de pé de página, numeradas, e pede-se que sejam usadas com parcimônia;
- as citações deverão ter chamadas no corpo do texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e também, para citações diretas, o número da página. Para menção do autor, só a inicial do nome deve ser em letra maiúscula.
Exemplos:
a) Conforme afirma Corrêa (1997, p. 152), "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado".
b) "O espaço enquanto objetivação geográfica do estudo da cidade apresenta várias facetas que permitem que seja estudado de modo multivariado" (Corrêa, 1997, p.152)
- a lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto, em espaço simples, fonte Arial 10, com um espaço depois de cada parágrafo;
- as referências devem estar ordenadas alfabética e cronologicamente segundo o sistema APA . Consultar em http://biblioteca.fecap.br/wp-content/uploads/2012/08/Manual-APA-2.ed_3.pdf  

9- As tabelas elaboradas pelo(s) autor(es) deverão estar no formato Word (não utilizar na forma de figura, exceto se for tabela copiada de forma integral da literatura); as figuras (em formato digital JPG ou TIFF, com boa resolução e legendas nítidas) devem estar inseridas no texto, centralizadas, com título numerado sequencialmente em arábico acima das mesmas, e indicação da fonte abaixo. A chamada de tabelas e figuras (mapas, fotos, gráficos, fluxogramas, etc...) deve estar clara no texto. Atenção: observe as indicações sobre tamanhos de arquivos. Seus arquivos de figuras devem ser enviados também através da plataforma eletrônica como "arquivo suplementar", salvos com o mesmo número de figura inserido no texto, como fonte reserva no caso de alguma desconfiguração na transmissão.

10- Nos documentos com Digital Object Identifier (DOI), o link deve estar ativo e completo, como no exemplo: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-707620170001.0104.

11- Referências de anais de eventos, trabalhos (teses, dissertações e monografias) e publicações regionais devem estar acompanhadas do link de recuperação na rede web.

12 - Os autores devem declarar, no sistema, sua responsabilidade pela veracidade do conteúdo publicado, bem como a inexistênca de conflito de interesses entre o(s) autor(es), as informações apresentadas no trabalho, ou eventuais instituições citadas. Igualmente exige-se dos avaliadores o registro de ausência de conflito de interesses em cada avaliação realizada.  

13- Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org,  que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

14 - Submetemos os trabalho à rotina de busca ao programa anti-plágio iThenticate do Cross Ref a fim de evitar problemas de ordem legal para a revista e para os autores. Desta maneira, os autores poderão receber eventuais questionamentos durante o processo avaliativo do trabalho submetido, no que tange à possíveis similaridades apontadas pelo software. 

154 - Ao receber seu texto revisado, por favor salve com outro nome (mantendo o mesmo número de submissão) e mantenha as marcas de revisão originais. Ative a ferramenta 'controlar alterações' do Word (ou equivalente) para evidenciar suas respostas. 

16 - Em suas comunicações com os editores sempre utilizar o número e título completo de sua submissão para que seu texto seja localizado no sistema. Submissões que estejam há mais de seis meses sem retorno dos autores serão excluídas sem notificação prévia.

17 - Disponibilizamos um guia para submissão de artigos: TEMPLATE (necessário estar logado como autor na plataforma).

Artigos/ Articles

Destina-se à publicação de resultados inéditos de pesquisas relacionadas à geografia e áreas correlatas.

Resenhas/ Book Reviews

Esta seção publica resenhas de obras recentes relevantes para o conhecimento geográfco.

Ensaios/ Essays

Destina-se à discussões de cunho metodológico e/ou conceitual e o estado da arte de temas relacionados à ciência geográfica.

Notas de Pesquisa/ Research Notes

Destina-se a divulgar novas abordagens metodológicas na construção de pesquisas geográficas.

Colaboradores/ Invited Authors

Publica-se comentários de convidados sobre temas de especial interesse da área geográfica.

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - entrevistas

Reunir os trabalhos selecionados sobre a temática Cidades Médias, além de entrevistas com convidados e resenhas de obras significativas.

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro - resenhas

Apresentar resenhas de obras recentes significativas para os temas de abrangência da revista.

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - ensaios

Destina-se a publicar textos de opiniões sobre temas relativos a Cidades Médias.

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - notas de pesquisa

Publica-se notas de pesquisa com resultados preliminares de temas originais inéditos e considerações metodológicas inovadoras.

Dossiê Múltiplas Territorialidades

dossiê temático que congrega as principais ideias discutidas do IV Seminário Nacional Sobre Múltiplas Territorialidades e IV Seminário Internacional Sobre Microterritorialidades nas Cidades: Visibilidades, escalas geográficas e desafios metodológicos, ocorrido na Universidade Estadual de Ponta Grossa entre 26 e 29
de outubro de 2016.

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