A África na aula de história: experiências e possibilidades no Brasil e América Latina<BR><I>África en clase de historia: experiencias y posibilidades en Brasil y América Latina<BR>Africa in history class: experiences in Brazil and Latin America

Autores

  • Geyso Germinari (UNICENTRO) Unicentro, DEHIS/I
  • Danilo Ferreira da Fonseca (UNICENTRO) Unicentro, DEHIS/I

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20190001

Resumo

O presente Dossiê é fruto do esforço coletivo gestado pelo Laboratório de Ensino de História (LEHIS) e do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NEER) vinculados ao Departamento de História (DEHIS) da UNICENTRO, campus Irati. A partir da coordenação de Geyso Germinari no LEHIS (entre 2017 e 2019) e da coordenação de Danilo Fonseca no NEER (entre 2017 e 2019), organizadores do Dossiê, buscamos publicitar discussões realizadas pelos laboratórios de maneira individual, mas também medidas e por ações acadêmicas que buscam a interdisciplinaridade ente os dois espaços de conhecimento, o que já foi concretizado em eventos e publicações. Não podemos deixar de mencionar a parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da UNICENTRO que possibilitou a organização do Dossiê e também parte de seus contatos internacionais. O Laboratório de Ensino de História da UNICENTRO, sob a coordenação do Professor Geyso Germinari buscou sistematicamente a reflexão acerca da relação entre a natureza do conhecimento histórico, a sua forma de produção e o ensino de tal saber, entendidos de maneira indissociáveis. Esta reflexão tem como principal base teórica a Educação Histórica e a Didática da História, principalmente, a partir das tradições de pesquisa desenvolvidas respectivamente na Inglaterra e na Alemanha. Já o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, sob a coordenação do Professor Danilo Fonseca teve como principal foco a territorialidade africana e as experiências afrodescendentes no Brasil, ainda mais no que tange as influências do etnocentrismo na produção e difusão do conhecimento histórico. A partir de reflexões de intelectuais como o egípcio Samir Amin, o eurocentrismo é posto como um elemento fundante da concepção de história da sociedade ocidental, de modo a diminuir ou até ignorar as histórias africanas e afrodescendentes. O ponto de encontro das reflexões propostas pelos laboratórios foi a temática que intitula o presente Dossiê: “A África na aula de história: experiências e possibilidades no Brasil e América Latina”. O ensino da História da África e de afrodescendentes passou por diversas mudanças nas últimas décadas e tem como principal ponto de inflexão a lei 10.639 de 2003, promulgada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que em seu artigo 26 aponta que “Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira” e também africana. É a partir de tal lei que a história africana e afrodescendente começa a conquistar mais espaços, deixando de ser uma história coadjuvante da história europeia, para adquirir um caráter mais protagonista.

 

Resumen: Este dossier es el resultado del esfuerzo colectivo del Laboratorio de Enseñanza de Historia (LEHIS) y el Centro de Estudios Étnico-Raciales (NEER) vinculado al Departamento de Historia (DEHIS) del UNICENTRO, campus de Irati. Desde la coordinación de Geyso Germinari en LEHIS (entre 2017 y 2019) y la coordinación de Danilo Fonseca en NEER (entre 2017 y 2019), organizadores del Dossier, buscamos expresar las discusiones mantenidas por los laboratorios, individualmente, y también por acciones. académicos que buscan la interdisciplinariedad entre los dos espacios de conocimiento, que ya se ha realizado en eventos y publicaciones. No debemos olvidar mencionar la asociación con el Programa de Posgrado en Historia de UNICENTRO que hizo posible la organización del Dossier y también parte de sus contactos internacionales. El Laboratorio de Enseñanza de Historia de UNICENTRO, bajo la coordinación del Profesor Geyso Germinari, buscó sistemáticamente una reflexión sobre la relación entre la naturaleza del conocimiento histórico, su forma de producción y la enseñanza de dicho conocimiento, entendido inseparablemente. Esta reflexión tiene como base teórica principal la Educación Histórica y la Didáctica de la Historia, basada en las tradiciones de investigación desarrolladas en Inglaterra y Alemania, respectivamente. El Centro de Estudios Étnico-Raciales, bajo la coordinación del profesor Danilo Fonseca, tuvo como foco principal la territorialidad africana y las experiencias de ascendencia africana en Brasil, especialmente con respecto a las influencias del etnocentrismo en la producción y difusión del conocimiento histórico. A partir de reflexiones de intelectuales como el egipcio Samir Amin, el eurocentrismo se pone como un elemento fundador en la concepción de la historia de la sociedad occidental, para disminuir o incluso ignorar las historias de ascendencia africana y africana. El punto de encuentro de las reflexiones propuestas por los laboratorios fue el tema titulado presente Dossier: “África en la clase de historia: experiencias y posibilidades en Brasil y América Latina”. La enseñanza de la historia de África y los afrodescendientes ha sufrido varios cambios en las últimas décadas y su principal punto de inflexión es la Ley 10.639 de 2003, promulgada por el ex presidente Luís Inácio Lula da Silva, quien en su artículo 26 señala que "en los establecimientos primaria y secundaria, oficial y privada, es obligatorio enseñar sobre historia y cultura afrobrasileña ”y también africana. Es a partir de una ley de este tipo que la historia de la ascendencia africana y africana comienza a conquistar más espacio, desde ser una historia de apoyo de la historia europea, hasta convertirse en más protagonista.

 

Abstract: The present Dossier is the result of the collective effort of the History Teaching Laboratory (LEHIS) and the Ethnic-Racial Studies Center (NEER) linked to the Department of History (DEHIS) of UNICENTRO, Irati campus. From the coordination of Geyso Germinari in LEHIS (between 2017 and 2019) and the coordination of Danilo Fonseca in NEER (between 2017 and 2019), Dossier organizers, we seek to express the discussions held by the laboratories, individually, and also by actions. scholars who seek interdisciplinarity between the two spaces of knowledge, which has already been realized in events and publications. We must not forget to mention the partnership with the Graduate Program in History of UNICENTRO that made possible the organization of the Dossier and also part of its international contacts. UNICENTRO's History Teaching Laboratory, under the coordination of Professor Geyso Germinari, systematically sought reflection on the relationship between the nature of historical knowledge, its form of production and the teaching of such knowledge, understood inseparably. This reflection has as main theoretical basis the Historical Education and the Didactics of History, based on the research traditions developed in England and Germany respectively. The Center for Ethnic-Racial Studies, under the coordination of Professor Danilo Fonseca, had as its main focus African territoriality and African descent experiences in Brazil, especially regarding the influences of ethnocentrism in the production and diffusion of historical knowledge. From reflections of intellectuals like the Egyptian Samir Amin, Eurocentrism is put as a founding element in the conception of history of Western society, in order to diminish or even ignore African and African descent stories. The meeting point of the reflections proposed by the laboratories was the theme entitled the present Dossier: “Africa in the history class: experiences and possibilities in Brazil and Latin America”. The teaching of the History of Africa and Afro-descendants has undergone several changes in recent decades and its main turning point is Law 10,639 of 2003, promulgated by former President Luís Inácio Lula da Silva, who in his article 26 points out that “In establishments elementary and high school, official and private, it is mandatory to teach about Afro-Brazilian History and Culture ”and also African. It is from such a law that African and African descent history begins to conquer more space, from being a supporting history of European history, to becoming more protagonist.

 

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Biografia do Autor

Geyso Germinari (UNICENTRO), Unicentro, DEHIS/I

Professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus Irati. Coordenador do Laboratório de Ensino de História (LEHIS-UNICENTRO). É coordenador do Grupo Pesquisa Educação Histórica: Consciência Histórica e Cultura (UNICENTRO-CNPq). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: geysog@gmail.com

Danilo Ferreira da Fonseca (UNICENTRO), Unicentro, DEHIS/I

Doutor em História Social-PUC-SP. Professor do Departamento de História-UNICENTRO. E-mail:
daniloffonseca@gmail.com

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Publicado

2019-08-13