TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://revistas2.uepg.br/index.php/tel Revista Tempo; Espaço; Linguagem pt-BR <p>Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p> prof.oseias@gmail.com (Oseias de Oliveira) prof.oseias@gmail.com (Oseias de Oliveira) Tue, 13 Aug 2019 15:57:36 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente | Editorial Board | Cuerpo Editorial https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13824 <span>Dados de identificação da Revista: ficha catalográfica, revisões, indexadores, diagramação, capa. Conselhos executivos, editoriais e consultivos.</span> Oseias de Oliveira (UNICENTRO), Fábio André Hahn (UNESPAR) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13824 Tue, 13 Aug 2019 15:56:35 +0000 A África na aula de história: experiências e possibilidades no Brasil e América Latina<BR><I>África en clase de historia: experiencias y posibilidades en Brasil y América Latina<BR>Africa in history class: experiences in Brazil and Latin America https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13825 <p>O presente Dossiê é fruto do esforço coletivo gestado pelo Laboratório de Ensino de História (LEHIS) e do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NEER) vinculados ao Departamento de História (DEHIS) da UNICENTRO, campus Irati. A partir da coordenação de Geyso Germinari no LEHIS (entre 2017 e 2019) e da coordenação de Danilo Fonseca no NEER (entre 2017 e 2019), organizadores do Dossiê, buscamos publicitar discussões realizadas pelos laboratórios de maneira individual, mas também medidas <span style="text-decoration: line-through;">e</span> por ações acadêmicas que buscam a interdisciplinaridade ente os dois espaços de conhecimento, o que já foi concretizado em eventos e publicações. Não podemos deixar de mencionar a parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da UNICENTRO que possibilitou a organização do Dossiê e também parte de seus contatos internacionais. O Laboratório de Ensino de História da UNICENTRO, sob a coordenação do Professor Geyso Germinari buscou sistematicamente a reflexão acerca da relação entre a natureza do conhecimento histórico, a sua forma de produção e o ensino de tal saber, entendidos de maneira indissociáveis. Esta reflexão tem como principal base teórica a Educação Histórica e a Didática da História, principalmente, a partir das tradições de pesquisa desenvolvidas respectivamente na Inglaterra e na Alemanha. Já o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, sob a coordenação do Professor Danilo Fonseca teve como principal foco a territorialidade africana e as experiências afrodescendentes no Brasil, ainda mais no que tange as influências do etnocentrismo na produção e difusão do conhecimento histórico. A partir de reflexões de intelectuais como o egípcio Samir Amin, o eurocentrismo é posto como um elemento fundante da concepção de história da sociedade ocidental, de modo a diminuir ou até ignorar as histórias africanas e afrodescendentes. O ponto de encontro das reflexões propostas pelos laboratórios foi a temática que intitula o presente Dossiê: <strong>“A África na aula de história: experiências e possibilidades no Brasil e América Latina”. </strong>O ensino da História da África e de afrodescendentes passou por diversas mudanças nas últimas décadas e tem como principal ponto de inflexão a lei 10.639 de 2003, promulgada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que em seu artigo 26 aponta que <em>“Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”</em> e também africana. É a partir de tal lei que a história africana e afrodescendente começa a conquistar mais espaços, deixando de ser uma história coadjuvante da história europeia, para adquirir um caráter mais protagonista.</p><p> </p><p><strong>Resumen</strong>: Este dossier es el resultado del esfuerzo colectivo del Laboratorio de Enseñanza de Historia (LEHIS) y el Centro de Estudios Étnico-Raciales (NEER) vinculado al Departamento de Historia (DEHIS) del UNICENTRO, campus de Irati. Desde la coordinación de Geyso Germinari en LEHIS (entre 2017 y 2019) y la coordinación de Danilo Fonseca en NEER (entre 2017 y 2019), organizadores del Dossier, buscamos expresar las discusiones mantenidas por los laboratorios, individualmente, y también por acciones. académicos que buscan la interdisciplinariedad entre los dos espacios de conocimiento, que ya se ha realizado en eventos y publicaciones. No debemos olvidar mencionar la asociación con el Programa de Posgrado en Historia de UNICENTRO que hizo posible la organización del Dossier y también parte de sus contactos internacionales. El Laboratorio de Enseñanza de Historia de UNICENTRO, bajo la coordinación del Profesor Geyso Germinari, buscó sistemáticamente una reflexión sobre la relación entre la naturaleza del conocimiento histórico, su forma de producción y la enseñanza de dicho conocimiento, entendido inseparablemente. Esta reflexión tiene como base teórica principal la Educación Histórica y la Didáctica de la Historia, basada en las tradiciones de investigación desarrolladas en Inglaterra y Alemania, respectivamente. El Centro de Estudios Étnico-Raciales, bajo la coordinación del profesor Danilo Fonseca, tuvo como foco principal la territorialidad africana y las experiencias de ascendencia africana en Brasil, especialmente con respecto a las influencias del etnocentrismo en la producción y difusión del conocimiento histórico. A partir de reflexiones de intelectuales como el egipcio Samir Amin, el eurocentrismo se pone como un elemento fundador en la concepción de la historia de la sociedad occidental, para disminuir o incluso ignorar las historias de ascendencia africana y africana. El punto de encuentro de las reflexiones propuestas por los laboratorios fue el tema titulado presente Dossier: “África en la clase de historia: experiencias y posibilidades en Brasil y América Latina”. La enseñanza de la historia de África y los afrodescendientes ha sufrido varios cambios en las últimas décadas y su principal punto de inflexión es la Ley 10.639 de 2003, promulgada por el ex presidente Luís Inácio Lula da Silva, quien en su artículo 26 señala que "en los establecimientos primaria y secundaria, oficial y privada, es obligatorio enseñar sobre historia y cultura afrobrasileña ”y también africana. Es a partir de una ley de este tipo que la historia de la ascendencia africana y africana comienza a conquistar más espacio, desde ser una historia de apoyo de la historia europea, hasta convertirse en más protagonista.</p><p> </p><p><strong>Abstract</strong>: The present Dossier is the result of the collective effort of the History Teaching Laboratory (LEHIS) and the Ethnic-Racial Studies Center (NEER) linked to the Department of History (DEHIS) of UNICENTRO, Irati campus. From the coordination of Geyso Germinari in LEHIS (between 2017 and 2019) and the coordination of Danilo Fonseca in NEER (between 2017 and 2019), Dossier organizers, we seek to express the discussions held by the laboratories, individually, and also by actions. scholars who seek interdisciplinarity between the two spaces of knowledge, which has already been realized in events and publications. We must not forget to mention the partnership with the Graduate Program in History of UNICENTRO that made possible the organization of the Dossier and also part of its international contacts. UNICENTRO's History Teaching Laboratory, under the coordination of Professor Geyso Germinari, systematically sought reflection on the relationship between the nature of historical knowledge, its form of production and the teaching of such knowledge, understood inseparably. This reflection has as main theoretical basis the Historical Education and the Didactics of History, based on the research traditions developed in England and Germany respectively. The Center for Ethnic-Racial Studies, under the coordination of Professor Danilo Fonseca, had as its main focus African territoriality and African descent experiences in Brazil, especially regarding the influences of ethnocentrism in the production and diffusion of historical knowledge. From reflections of intellectuals like the Egyptian Samir Amin, Eurocentrism is put as a founding element in the conception of history of Western society, in order to diminish or even ignore African and African descent stories. The meeting point of the reflections proposed by the laboratories was the theme entitled the present Dossier: “Africa in the history class: experiences and possibilities in Brazil and Latin America”. The teaching of the History of Africa and Afro-descendants has undergone several changes in recent decades and its main turning point is Law 10,639 of 2003, promulgated by former President Luís Inácio Lula da Silva, who in his article 26 points out that “In establishments elementary and high school, official and private, it is mandatory to teach about Afro-Brazilian History and Culture ”and also African. It is from such a law that African and African descent history begins to conquer more space, from being a supporting history of European history, to becoming more protagonist.</p><p> </p> Geyso Germinari (UNICENTRO), Danilo Ferreira da Fonseca (UNICENTRO) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13825 Tue, 13 Aug 2019 15:56:36 +0000 La enseñanza de la historia de África en el currículo oficial de Ciencias Sociales Colombiano<I><BR> The teaching of the history of Africa in the official curriculum of colombian social sciences https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13743 <p><strong>Resumen</strong>: A partir del análisis de contenido de normas curriculares, se identifican dificultades en la definición de la historia de África como tema escolar en Colombia. Se establece que, pese a la reivindicación legal de la importancia de la matriz africana en la comprensión de la identidad nacional, la historia de África sigue siendo silenciada, banalizada, y tergiversada en el currículo oficial.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Enseñanza de la Historia. Currículo oficial. África. Colombia.</p><p><strong>Resumo</strong>: A partir da análise de conteúdo de padrões curriculares, são identificadas dificuldades na definição da história da África como tema escolar na Colômbia. Estabelece-se que, apesar da reivindicação legal da importância da matriz africana na compreensão da identidade nacional, a história da África continua a ser silenciada, banalizada e distorcida no currículo oficial.<br /><strong>Palavras chave</strong>: Ensino da História. Currículo oficial. África. Colômbia.</p><p><strong>Abstract</strong>: From the content analysis of curricular standards, are identified difficulties in the definition of the history of Africa as a school subject in Colombia. It is establishes that, despite the legal claim for the importance of the African matrix in the understanding of national identity, the history of Africa continues to be silenced, banalized, and distorted in the official curriculum.<br /><strong>Keywords</strong>: Teaching of History. Official curriculum. Africa. Colombia.</p> Nilson Javier Ibagón (UMU) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13743 Tue, 13 Aug 2019 15:56:49 +0000 Ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar<I><BR> Teaching of history and afro-brazilian culture in the school curriculum<I><BR> Enseñanza de la historia y cultura afro-brasileña en el currículo escolar https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13733 <p><strong>Resumo</strong>: o objetivo geral do presente trabalho é analisar a presença da História e cultura afro-brasileira no currículo escolar no Brasil. Objetiva-se ainda avaliar a importância da política pública estabelecida para Educação em relação ao ensino de História e cultura Afro-brasileira e sua presença em livros didáticos.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: História. Ensino. Cultura. Afro-brasileira.</p><p><strong>Abstract</strong>: the general objective of the present work is to analyze the presence the History and Afro-Brazilian culture in the school curriculum in Brazil. The objective is to evaluate the importance of public policy established for Education in relation to teaching History and Afro-Brazilian culture and your presence in textbooks.<br /><strong>Keywords</strong>: History. Teaching. Culture. Afro-Brazilian.</p><p><strong>Resumen</strong>: el objetivo general del presente trabajo es analizar la presencia de la Historia y cultura afrobrasileña en el currículo escolar en Brasil. Se pretende además evaluar la importancia de la política pública establecida para Educación en relación a la enseñanza de Historia y cultura Afro-brasileña y su presencia en libros didácticos.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Historia. Educación. Cultura. Afrobrasileño.</p> Gerson Buczenko (UNINTER) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13733 Tue, 13 Aug 2019 15:56:52 +0000 Ensino de História, África e Brasil: entre conceitos e estereotipias<I><BR> Teaching history, Africa and Brazil: between concepts and stereotypies<I><BR> Enseñanza de historia, África y Brasil: entre conceptos y estereotipias https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13814 <p><strong>Resumo</strong>: O presente artigo objetiva discutir os conceitos de que determinados autores se utilizam para compreender o continente africano, bem como as relações ditas raciais e seus significados no Brasil. Tomando como base a análise de conceitos e as formas como estes são utilizados, o artigo também objetiva discutir a construção de representações e as formas como estas se desdobraram em estereotipias. Estas questões se constituem como fundamentais para entender os modos como o continente africano é construído e representado em sala de aula.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: Ensino de História da África. Representações. Conceitos.</p><p><strong>Abstract</strong>: The present article aims to discuss the concepts with which certain authors are used to understand the African continent, as well as the so - called racial relations and their meanings in Brazil. Based on the analysis of concepts and the ways in which they are used, the article also aims to discuss the construction of representations and the ways in which they have been deployed in stereotypes. These questions are fundamental to understanding the ways in which the African continent is constructed and represented in the classroom.<br /><strong>Keywords</strong>: Teaching History of Africa. Representations. Concepts.</p><p><strong>Resumen</strong>: El presente artículo objetiva discutir los conceptos con los cuales ciertos autores se utilizan para comprender el continente africano, así como las relaciones denominadas raciales y sus significados en Brasil. Tomando como base las análisis de conceptos y las formas como estos son utilizados, el artículo también objetivó discutir la construcción de representaciones y las formas como éstas se desdoblaron en estereotipias. Estas cuestiones se constituyen como fundamentales para entender los modos como el continente africano es construido y representado en la escuela.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Enseñanza de Historia de África. Representaciones. Conceptos.</p> Ivaldo Marciano (UNEB) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13814 Tue, 13 Aug 2019 15:56:53 +0000 Fela Kuti e o ensino de História da África: pesquisa e prática docente<I><BR> Fela kuti and the teaching of history of Africa: research and teaching practice<I><BR> Fela kuti y la enseñanza de historia de África: investigación y práctica docente https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13804 <p><strong>Resumo</strong>: Desde o final dos anos 1970, Fela Kuti é considerado importante referência musical. Tornou-se sinônimo de luta e resistência, sobretudo por exaltar o papel das culturas africanas. Assim, o objetivo deste artigo é relatar uma experiência de prática docente em que os conhecimentos mobilizados para foram resultados de uma pesquisa realizada durante atividade de Iniciação Científica, cujo foco de análise foi um documentário sobre o músico nigeriano.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: Fela Kuti. História da África. Pesquisa. Ensino.</p><p><strong>Abstract</strong>: Since the late 1970s, Fela Kuti is considered an important musical reference. He has become synonymous for struggle and resistance, especially for exalting the role of African cultures. Thus, the aim of this article is to report an experience of teaching practice in which the knowledge mobilized for this action were results of a research carried out during the noviciate activity to research, whose focus was a documentary on the Nigerian musician.<br /><strong>Keywords</strong>: Fela Kuti. History of Africa. Research. Teaching.</p><p><strong>Resumen</strong>: Desde el final de los años 1970, Fela Kuti se considera importante referencia musical. Se convirtió en sinónimo de lucha y resistencia, sobre todo por exaltar el papel de las culturas africanas. Así, el objetivo de este artículo es relatar una experiencia de práctica docente en que los conocimientos movilizados para fueron resultados de una investigación realizada durante actividad de Iniciación<br />Científica, cuyo foco de análisis fue un documental sobre el músico nigeriano.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Fela Kuti. Historia de África. Investigación. Enseñanza</p> Ana Paula Wagner (UNICENTRO), Mônica Cristina Pierre de Oliveira (UNICENTRO) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13804 Tue, 13 Aug 2019 15:56:56 +0000 Ensino de história e história afrodescendente: oficinas com a coleção “Negros e Negras incríveis”<I><BR> Teaching history and afrodescendant history: workshops with the collection "Incredible Blacks Mens and Blacks Womans" https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13811 <p><strong>Resumo</strong>: O presente artigo busca construir uma reflexão que envolve a utilização da coleção de imagens “Negros e negras incríveis” feitas pelo desenhista do Yorhán Araújo. Tais imagens fazem parte do acervo do Arquivo Digital do Núcleo de Estudos-Étnico Raciais (AD-NEER), e foram utilizados em três oficinas construídas a partir do EAEX no Colégio Estadual João XXIII, realizados pela equipe do projeto de extensão “Aylan: tensões étnico-raciais no tempo presente”. A oficina tinha como objetivo proporcionar uma reflexão por parte dos estudantes acerca de sujeitos históricos afrodescendentes trazendo aos mesmos<br />uma maior visibilidade.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: Ensino de História. Racismo. “Negros e negras incríveis”. Yorhán Araújo.</p><p><strong>Abstract</strong>: The present article seeks to construct a reflection that involves the use of the collection of images<br />" Incredibles Black Mans and Black Womans" made by the designer of Yorhán Araújo. These images are part of the collection of the Digital Archive of the Nucleus of Ethnic Racial Studies (AD-NEER), and were used in three workshops built from EAEX at the John XXIII State College and carried out by the extension project team "Aylan: tensions ethnic-racial at the present tim ". The workshop aimed to provide a reflection on the part of the students about Afro-descendent historical subjects bringing them to greater visibility.<br /><strong>Keywords</strong>: History Teaching. Racism. “Incredibles Black Mans and Black Womans”. Yorhán Araújo.</p><p><strong>Resumen</strong>: El presente artículo busca construir una reflexión que involucra la utilización de la colección de imágenes "Negros y negras increíbles" hechas por el dibujante del Yorhán Araújo. En el marco de la reforma agraria y de la reforma agronómica, se ha producido un proceso de integración de las relaciones entre la sociedad civil y la sociedad civil. étnico-raciales en el tiempo presente ". El taller tenía como objetivo proporcionar una reflexión por parte de los estudiantes acerca de sujetos históricos<br />afrodescendientes trayendo a los mismos una mayor visibilidad.<br /><strong>Palabras Clave</strong>: Enseñanza de Historia. Racismo. "Negros y negras increíbles". Yorhán Araújo.</p> Danilo Ferreira da Fonseca (UNICENTRO), Jaqueline Kotlinski (UNICENTRO) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13811 Tue, 13 Aug 2019 15:56:58 +0000 Historiografia e metodologia em história da África: construindo o conhecimento no chão das escolas quilombolas<I><BR> Historiography and methodology in history of Africa: building knowledge on the ground of quilombolas schools https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13812 <p><strong>Resumo</strong>: O presente artigo está baseado na oficina com os educadores que trabalham nas comunidades quilombolas, Barrinha, Peroba, Lagoa das Piranhas, das Escolas Municipais José Santana e Francisco Flores no ensino fundamental I. A atividade ocorreu nessa última escola, no dia 16 de novembro de 2017 e fez parte da “VIII Semana da Consciência Negra e V Seminário das Comunidades Quilombolas do Território Velho Chico”, cujo tema foi “Construindo a Liberdade no Chão das Escolas Quilombolas”. A oficina teve início às 8:00 horas da manhã e prosseguiu até às 17:00. No período da manhã ficou a meu cargo trabalhar com os educadores “Historiografia e Metodologia sobre História da África”. No período da tarde, a professora Fernanda Libório discorreu a respeito da importância da arqueologia. Não obstante, esse artigo vai se deter na primeira parte da oficina.<br /><strong>Palavras-chaves</strong>: História da África. Historiografia Africana. Metodologia em História da África.</p><p><br /><strong>Abstract</strong>: This article is based on the workshop with educators working in quilombola communities, Barrinha, Peroba, Lagoa das Piranhas, Municipal Schools José Santana and Francisco Flores in elementary school I. The activity took place in this last school, on November 16 of 2017 and was part of the "VIII Black Consciousness Week and V Seminar of the Quilombola Communities of the Velho Chico<br />Territory", whose theme was "Building Freedom in the Ground of Quilombola Schools". The workshop started at 8:00 am and continued until 5:00 p.m. In the morning I was in charge of working with the educators "Historiography and Methodology on the History of Africa". In the afternoon, Professor Fernanda Libório discussed the importance of archeology. Nevertheless, this article will stop in the first<br />part of the workshop.<br /><strong>Keywords</strong>: History of Africa. African Historiography. Methodology in History of Africa.</p><p><br /><strong>Resumen</strong>: El presente artículo está basado en el taller con los educadores que trabajan en las comunidades<br />quilombolas, Barrinha, Peroba, Lagoa de las Piranhas, de las Escuelas Municipales José Santana y Francisco Flores en la enseñanza fundamental I. La actividad ocurrió en esa última escuela, el 16 de noviembre de 2017 e hizo parte de la "VIII Semana de la Conciencia Negra y V Seminario de las<br />Comunidades Quilombolas del Territorio Viejo Chico", cuyo tema fue "Construyendo la Libertad en el suelo de las Escuelas Quilombolas". El taller comenzó a las 8:00 de la mañana y continuó hasta las 17:00. En el período de la mañana se quedó a mi cargo trabajar con los educadores "Historiografía y Metodología sobre Historia de África". En el período de la tarde, la profesora Fernanda Libório habló acerca de la importancia de la arqueología. No obstante, ese artículo se detendrá en la primera parte del taller.<br /><strong>Palabras claves</strong>: Historia de África. Historiografía africana. Metodología en Historia de África.</p> José Francisco dos Santos (UFOB) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13812 Tue, 13 Aug 2019 15:57:01 +0000 O conhecimento, o ensino e a aprendizagem da história em discussão: desafios diante do conservadorismo no Brasil<I><BR> Knowledge, teaching and learning of history in discussion: challenges facing conservatism in Brazil https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13661 <p><strong>Resumo</strong>: O presente artigo resulta de um conjunto de reflexões em torno da educação e suas políticas no Brasil tendo como foco o conhecimento histórico, seu ensino e aprendizagem. Reflexões que remontam a conjuntura de 2016 a 2019 apresentando avanços do conservadorismo no Brasil. Conservadorismo que age sobre a educação e, especialmente, sobre o conhecimento histórico e seu ensino.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: Conhecimento Histórico. Ensino da História. Aprendizagem Histórica. Conservadorismo no Brasil.</p><p><br /><strong>Abstract</strong>: This article results from a set of reflections about education and its policies in Brazil, focusing on historical knowledge, teaching and learning. Reflections that go back to the conjuncture of 2016 to 2019, passing through the Reform of Secondary School, presenting advances of conservatism in Brazil. Conservatism acts that on education and especially on historical knowledge and its teaching.<br /><strong>Keywords</strong>: Historical Knowledge. Teaching History. Historical Learning. Conservatism in Brazil.</p><p> </p><p><strong>Resumen</strong>: El presente artículo resulta de un conjunto de reflexiones en torno a la educación y sus políticas en Brasil teniendo como foco el conocimiento histórico, su enseñanza y aprendizaje. Reflexiones que remontan la coyuntura de 2016 a 2019 presentando avances del conservadurismo en Brasil. Conservadurismo que actúa sobre la educación y, especialmente, sobre el conocimiento histórico y su<br />enseñanza.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Conocimiento Histórico. Enseñanza de la Historia. Aprendizaje Histórico. Conservadurismo en Brasil.</p> André Luiz Batista da Silva (FANEESP) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13661 Tue, 13 Aug 2019 15:57:06 +0000 Una historia en tres tiempos: investigar, enseñar y divulgar em clave local<I><BR> Uma história em três tempos: investigar, ensinar e divulgar na perspectiva local<I><BR> A history in three times: investigate, teach and disseminate in local clave https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13803 <p><strong>Resumen</strong>: El presente artículo tiene por objetivo general brindar un recorrido que, a partir de la perspectiva<br />historiográfica local y regional, reflexione sobre tres actividades a ella vinculada: la investigación, la enseñanza y la divulgación. Partimos de la idea de que, lejos de estar correlacionadas, existe un profundo distanciamiento entre esas tres operaciones. Para ello, retomamos la experiencia del derrotero que tuvo en el ámbito de la Universidad Nacional de Río Cuarto (Córdoba, Argentina) entendiendo que estuvo orientado no solo por las tendencias macro-historiográficas sino, fundamentalmente, por las (dis)continuidades institucionales del sistema universitario argentino.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Historia regional. Investigación. Enseñanza. Divulgación.</p><p><br /><strong>Resumo</strong>: O principal objetivo deste artigo é oferecer um percurso que, baseado na perspectiva historiográfica local e regional, reflete sobre três atividades ligadas a ele: pesquisa, ensino e divulgação. Partimos da ideia de que, longe de estar correlacionada, há um profundo distanciamento entre essas três operações. Para isso, retomamos a experiência do curso que ocorreu no campo da Universidade Nacional de Río Cuarto (Córdoba, Argentina), entendendo que ele era orientado não apenas pelas tendências macrohistoriográficas, mas, fundamentalmente, pelas (des)continuidades institucionais do sistema universitario argentino.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: História regional. Investigação. Ensino. Divulgação.</p><p><br /><strong>Absract</strong>: The general objective of this article is to offer a route that, from the local and regional historiographic perspective, reflects on three activities linked to it: research, teaching and dissemination. We start from the idea that, far from being correlated, there is a deep distancing between these three operations. In order to do so, we take up again the experience of the course that it had in the scope of the National University of Río Cuarto (Córdoba, Argentina) understanding that it was guided not only by the macro-historical tendencies but, fundamentally, by the institutional (dis)continuities of the Argentine<br />university system.<br /><strong>Keywords</strong>: Regional history. Research. Teaching. Divulgation.</p> Gabriel Fernando Carini (UNC) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13803 Tue, 13 Aug 2019 15:57:08 +0000 Para que serve o ensino de história? As atribuições à disciplina de história no Fundamental II nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná e na Base Nacional Comum Curricular https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13789 <p><strong>Resumo</strong>: neste artigo apresentamos uma análise das funções do ensino de história dos três principais documentos voltados ao nível Fundamental II no Estado do Paraná: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná (2008) e Base Nacional Comum Curricular (2017).<br />Metodologicamente, realizamos um estudo conceitual e contrastivo, que nos permitiu ressaltar semelhanças e diferenças entre os três documentos oficiais. Os resultados foram: 1) identificamos dois tipos de funções atribuídas ao ensino de história, que nomeamos de funções formais e funções ideológicas; 2) os documentos sugerem que a função ideológica é resultado da função formal; 3) porém, apresentamos a hipótese de que elas são autônomas; 4) deste modo, defendemos que precisamos assumir as funções ideológicas como produto de determinadas escolhas éticas (e não consequência do ensino de fenômenos<br />históricos) e, assim, ampliar o debate dessa questão para além dos grupos de especialistas a fim de<br />definirmos qual o tipo de história desejamos para o ensino escolar.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: Funções do Ensino de História. Ensino de História. Parâmetros Curriculares Nacionais. Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná. Base Nacional Comum Curricular.</p><p><strong>Abstract</strong>: in this paper we present an analysis of the functions of the history teaching of the three main<br />documents directed to Fundamental level II in the State of Paraná: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná (2008) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Methodologically, we performed a conceptual and contrastive study, which allowed us to highlight similarities and differences between the three official documents. The results were: 1) we identified two types of functions attributed to the teaching of history, which we call formal functions and ideological functions; 2) the documents suggest that the ideological function is the result of formal function; 3) however, we present the hypothesis that they are autonomous; 4) in this way, we argue that we must assume the ideological functions as the product of certain ethical choices (and not the consequence of the teaching of historical phenomena) and thus extend the debate of this question beyond the groups of experts in order to define what kind of history we wish for school education.<br /><strong>Keywords</strong>: Functions of History Teaching. History Teaching. Parâmetros Curriculares Nacionais. Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná. Base Nacional Comum Curricular.</p><p><strong>Resumen</strong>: En este artículo presentamos un análisis de las funciones de la enseñanza de historia de los tres principales documentos orientados al nivel Fundamental II en el Estado de Paraná: Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná (2008) e Base Nacional Comum Curricular (2017). Metodológicamente, realizamos un estudio conceptual y contrastivo, que nos<br />permitió resaltar similitudes y diferencias entre los tres documentos oficiales. Los resultados fueron: 1) identificamos dos tipos de funciones atribuidas a la enseñanza de historia, que nombramos funciones formales y funciones ideológicas; 2) los documentos sugieren que la función ideológica es resultado de la función formal; 3) sin embargo, presentamos la hipótesis de que ellas son autónomas; 4) de este modo, defendemos que necesitamos asumir las funciones ideológicas como producto de determinadas elecciones éticas (y no consecuencia de la enseñanza de fenómenos históricos) y, así, ampliar el debate de esta cuestión más allá de los grupos de expertos a fin de definir qué tipo de historia deseamos para la enseñanza escolar.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Funciones de la Enseñanza de Historia. Enseñanza de Historia. Parâmetros Curriculares<br />Nacionais. Diretrizes Curriculares da Educação do Paraná. Base Nacional Comum Curricular.</p> Ricardo Marques de Mello (UNESPAR), Jhessyka Castelo Hyrycena dos Santos (UNESPAR) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13789 Tue, 13 Aug 2019 15:57:12 +0000 Los desafíos de incluir las perspectivas locales y regionales en la enseñanza de una historia argentina más compleja<I><BR> Os desafios de incluir perspectivas locais e regionais no ensino de uma história argentina mais complexa https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13806 <p><strong>Resumen</strong>: Si observamos la mayoría de las producciones historiográficas que pretenden cubrir de manera más general la denominada "Historia Nacional Argentina", especialmente en los manuales escolares y en las obras de divulgación general, y más acentuadamente aún si prestamos atención a los mapas que nos provee el sistema educativo para enseñar en las aulas, rápidamente observamos el peso que todavía tiene una visión centralizada y homogénea de los procesos históricos. Desde esa perspectiva, la "historia<br />nacional" se recluye dentro de los límites de la soberanía territorial del Estado, mientras que el desarrollo de la pampa húmeda y del modelo agroexportador, con clara vocación atlántica, se sobreponen a la incorporación de las particularidades de otras regiones del interior del país, en especial de aquellas más periféricas y marginales a tal modelo. En este artículo pretendemos, con especial atención a las investigaciones de la autora sobre el espacio patagónico, destacar la necesidad de incorporar las<br />producciones historiográficas en perspectiva local y regional como una manera de complejizar estas visiones generalizantes de la historia nacional argentina e incorporarlas a los procesos de enseñanza, particularmente en los niveles no universitarios.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Historia Loca. Enseñanza. Complejidad.</p><p><br /><strong>Resumo</strong>: Se observarmos a maioria das produções historiográficas que buscam abordar de maneira mais geral a chamada "História Nacional da Argentina", especialmente nos livros escolares e obras de divulgação geral, e ainda mais se prestarmos atenção aos mapas fornecidos pelo sistema educacional para ensinar nas salas de aula, rapidamente observamos o peso que ainda tem uma visão centralizada e homogênea dos processos históricos. Nessa perspectiva, a "história nacional" está confinada aos limites da soberania territorial do Estado, enquanto o desenvolvimento da pampa úmida e do Modelo agroexportador, com clara vocação atlântica, sobrepõe-se à incorporação das particularidades de outras<br />regiões do interior do país, especialmente aquelas que são mais periféricas e marginais a tal modelo. Neste artigo pretendemos, com especial atenção à pesquisa da autora sobre o espaço da Patagônia, destacar a necessidade de incorporar produções historiográficas na perspectiva local e regional como forma de tornar mais complexas essas visões generalizadoras da história nacional da Argentina e incorporá-las aos processos de ensino, particularmente a nível não universitário.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: História Local. Ensino. Complexidade.</p><p><strong>Abstract</strong>: If we observe the majority of the historiographic productions whichpursue to cover in a more extensive way the so-called "Argentine National History", especially in school textbooks and general dissemination works, and even more so if we pay attention to the maps provided by the educational system to teach in the classrooms, we quickly observe the importance that still has a centralized and homogenous vision of the historical processes. From this perspective, the "national history" is confined within the limits of the territorial sovereignty of the State, while the development of the humid pampa and the agro-export model, with a clear Atlantic vocation, overlap the incorporation of the particularities of other regions of the interior of the country, especially those that are more peripheral and marginal to such a model. In this article we intend, with special attention to the author's research on the Patagonian space, highlight the need to incorporate historiographic productions in local and regional perspective as a way to make these generalizing visions of Argentina's national history more complex and incorporate them into the processes of teaching, particularly at non-university levels.</p><p><strong>Keywords</strong>: Local History. Teaching. Complexity.</p> Susana Ofelia Bandieri (UNCOMA) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13806 Tue, 13 Aug 2019 15:57:17 +0000 Almeida Junior, o caipira construtor de imaginários<I><BR> Almeida Junior, na imaginary builder<I><BR> Almeida Junior el pueblerino, constructor imaginario https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/12819 <p><strong>Resumo</strong>: O presente trabalho visa demostrar através das obras de José Ferraz de Almeida Junior as transformações politicas, econômicas e sociais do final do século XIX para o início do século XX, a transição do Império para a República, são fontes extremamente ricas para qualquer pesquisa<br />historiográfica. Almeida Junior é um pintor que constrói suas obras de arte fugindo da concepção técnica neoclássica orientada pela Academia Imperial de Bellas Artes, possuindo elementos de diversas escolas artísticas, nesse trabalho buscamos analisar suas obras de arte como retratos e vozes da segunda metade do século XIX e os imaginários que permeavam e constroem o a visão de rural, com foco principalmente no sertanejo e no caipira.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: História do Brasil. Almeida Junior. História da Arte. Século XIX.</p><p><br /><strong>Abstract</strong>: this paper is intended to demonstrate the works of José Ferraz de Almeida Junior as the political, economic and social transformations of the eight hundred to the first decades of the nineties. At the moment of the exchange of the Empire of Brazil for the braziliam republic, we present rich sources for analysis of history. Almeida Junior was a painter who carried out his works with a technique that was<br />added with others, leaving the rigidity of the Academia Imperial de Bellas Artes of Brazil, our analysis intends to observe the works of art as multiple conceptions of the imaginary of the eight hundred, emphasizing the vision rural, highlighting the "sertanejo" and the "caipira".<br /><strong>Keywords</strong>: History of Brazil. Almeida Junior. Art History. XIX century.</p><p><br /><strong>Resumen</strong>: El objetivo de esta investigación es demostrar a través de los trabajos de José Ferraz de Almeida Junior las transformaciones políticas, económicas y sociales de finales del siglo XIX a principios del siglo XX, la transición del Imperio a la República de Brasil, destacando la importancia de estas fuentes historicas. Almeida Junior es un pintor que construye sus obras de arte evasión de la concepción técnica neoclásica orientada por la Academia Imperial de Bellas Artes de Brasil, agregando varias características<br />de distintos movimientos artísticos, en este artículo buscamos analizar sus obras de arte como retratos y<br />posturas de la segunda mitad del El siglo y el imaginario que constituyen la visión de lo rural, con énfasis principalmente en el "sertanejo" y el pueblerino.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Historia de Brasil. Almeida Junior. Historia del Arte. Siglo XIX.</p> Arnaldo Martin Szlachta Junior (UEM), Sezinando Luiz Menezes (UEM) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/12819 Tue, 13 Aug 2019 15:57:22 +0000 “E o Brasil ganhou… povo leva Collor ao Planalto”: o jornal Gazeta do Centro Oeste e as eleições presidenciais de 1989<I><BR> "And Brazil won ... people take Collor to the Planalto: the journal Gazeta do Centro Oeste and the presidential elections of 1989 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13579 <p><strong>Resumo</strong>: Neste artigo objetivamos investigar e problematizar o posicionamento do Jornal Gazeta do Centro Oeste em relação ao pleito eleitoral presidencial de 1989. A análise foi realizada tendo por base as edições do jornal que circularam ao longo do ano de 1989, em que identificamos as matérias que apresentaram ligação direta ou indireta com as eleições daquele ano. A partir destas foi realizada uma<br />análise de conteúdo, com o intuito de pensar a construção de narrativas a respeito dos candidatos e do processo eleitoral. Por meio das reportagens analisadas, foi possível perceber a construção de uma narrativa de apoio do periódico ao candidato Fernando Collor de Mello em detrimento dos demais.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: Fernando Collor de Mello. Cultura política. Redemocratização.</p><p><br /><strong>Abstract</strong>: In this article we aim to investigate and problematize the position of the Jornal Gazeta do Centro<br />Oeste in relation to the 1989 presidential electoral contest. The analysis was carried out based on editions of the newspaper that circulated throughout 1989, in which we identified the subjects that presented direct or indirectly with the elections that year. With the same materials, a content analysis was carried out with the purpose of analyzing the construction of narratives about the candidates and the electoral process. Through the reports analyzed, it was possible to perceive the support of the journal to the candidate Fernando Collor de Mello to the detriment of the others.<br /><strong>Keywords</strong>: Fernando Collor de Mello. Political culture. Redemocratization.</p><p><br /><strong>Resumen</strong>: En este artículo pretendemos investigar y problematizar el posicionamiento del Jornal Gazeta del Centro Oeste en relación a los comicios presidenciales de 1989. El análisis se realizó teniendo como base las ediciones del periódico que circularon a lo largo del año 1989 en el que identificamos las materias que presentaron vinculación directa o indirecta con las elecciones de aquel año. A partir de estas se realizó un análisis de contenido, con el propósito de pensar la construcción de narrativas respecto de los candidatos y del proceso electoral. Por medio de los reportajes analizados, fue posible percibir la construcción de una narrativa de apoyo del periódico al candidato Fernando Collor de Mello en detrimento de los demás.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Fernando Collor de Mello. Cultura política. Democratización.</p> Lucas Alves da Silva (UNESPAR), Thiago Reisdorfer (UESPI) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13579 Tue, 13 Aug 2019 15:57:25 +0000 Aprehendiendo contextos: en torno a la experiencia de enseñar la historia del peronismo en clave regional/local<I><BR> Aprendendo contextos: em torno da experiência de ensinar a história do peronismo na perspectiva regional/local https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13813 <p><strong>Resumen</strong>: Es un lugar común en la historiografía argentina sostener que el fenómeno del peronismo encierra algo de enigmático. Lo es también –por lo evidente- decir que su impronta sigue marcando hasta hoy la vida política en el país. En años recientes viejas cuestiones en torno al peronismo han sido revisitadas, estimulando el debate y enriqueciendo miradas. Buena parte de ese impulso renovador provino de las investigaciones sobre los orígenes del peronismo en las provincias del interior de Argentina,<br />pesquisas que se piensan vinculadas –en la mayoría de los casos- a un más amplio movimiento historiográfico resuelto a brindar versiones y claves interpretativas más complejas de la historia política nacional a partir de reconstrucciones que, abrevando en general en una historia social de lo político, se enmarcan en espacios de dimensión provincial, regional o local.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Historia Local. Enseñanza. Peronismo.</p><p><br /><strong>Resumo</strong>: É comum na historiografia argentina argumentar que o fenômeno do peronismo contém algo enigmático. É também - pelo óbvio - dizer que sua marca continua a marcar a vida política no país até hoje. Nos últimos anos, questões antigas em torno do peronismo foram revisitadas, estimulando o debate e enriquecendo pontos de vista. Grande parte desse impulso de renovação veio da pesquisa sobre as origens do peronismo nas províncias do interior da Argentina, pesquisa que, na maioria dos casos, está ligada a um movimento historiográfico mais amplo, determinado a fornecer interpretações e chaves interpretativas mais<br />complexo da história política nacional a partir de reconstruções que, regadas em geral em uma história<br />social do político, são enquadradas em espaços de dimensão provincial, regional ou local.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: História Local. Ensino. Peronismo.</p><p><br /><strong>Abstract</strong>: It is a common place in Argentine historiography to argue that the phenomenon of Peronism contains something enigmatic. It is also - for the obvious - to say that its imprint continues to mark political life in the country to this day. In recent years old issues around Peronism have been revisited, stimulating debate and enriching views. Much of this renewal impulse came from research on the origins of Peronism in the provinces of the interior of Argentina, research that is thought linked in most cases to a broader historiographical movement determined to provide interpretations and interpretative keys more complex of<br />the national political history from reconstructions that, watered in general in a social history of the political, are framed in spaces of provincial, regional or local dimension.<br /><strong>Keywords</strong>: Local History. Teaching. Peronism.</p> Adriana Kindgard (UNju) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13813 Tue, 13 Aug 2019 15:57:29 +0000 Envelhecimento humano como tema no ambiente escolar: o teatro como prática promotora de formação educativa<I><BR> Human aging theme in the school environment: the theater as a practice promoter of educational training https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13801 <p><strong>Resumo</strong>: No âmbito do Ensino de História, nas iniciativas de formação do PIBID, o texto trata da intervenção educativa sobre o tema do Envelhecimento Humano desenvolvida em escola de ensino fundamental da rede pública estadual do Paraná-PR. A intervenção foi organizada com metodologia de ensino a partir de práticas e de técnicas teatrais que instruíam alunos para que eles mesmos pudessem preparar cenas de teatro curtas em que vivenciassem, pela criação artística, aspectos humanos e sociais nem sempre percebidos por eles no seu dia a dia na convivência com idosos. Os resultados tanto para acadêmicos, quanto para alunos, foram compensadores, pois resultaram no agir/pensar com autonomia, proporcionado melhores condições educacionais.<br /><strong>Palavras-chave</strong>: Envelhecimento humano. Ensino de História. PIBID.</p><p><br /><strong>Abstract</strong>: In the context of History Teaching, in the PIBID training initiatives, the paper reports educational intervention on the subject of Human Aging developed in school of the state public network of Paraná-PR. As you will see, the intervention was organized with teaching methodology from practices and theatrical techniques, which instruct students so that they themselves could prepare short theater scenes in which they live, by artistic creation, human and social aspects, not always perceived by them in their day-to-day living with the elderly. The results for both academics and students were rewarding, as they resulted in acting/thinking with autonomy, providing better educational conditions.<br /><strong>Keywords</strong>: Human Aging. History teaching. PIBID.</p><p><strong>Resumen</strong>: En el contexto de Historia de la enseñanza, en las iniciativas de formación de PIBID, el texto aborda la intervención educativa sobre el tema del envejecimiento humano desarrollado en la escuela primaria de la red pública estatal de Paraná-PR. La intervención se organizó con una metodología de enseñanza basada en prácticas y técnicas teatrales que instruyeron a los estudiantes para que pudieran preparar escenas teatrales cortas en las que experimentaron, a través de la creación artística, aspectos<br />sociales y humanos que no siempre percibieron en la convivencia con los ancianos. Los resultados tanto para académicos como para estudiantes fueron gratificantes, ya que resultaron en actuar / pensar con autonomía, proporcionando mejores condiciones educativas.<br /><strong>Palabras clave</strong>: Envejecimiento humano. Enseñanza de la historia. PIBID.</p> Bruno Flávio Lontra Fagundes (UNESPAR), Daniela Maria Nascimento Hypolyti (UNESPAR), Geovane da Silva Rodrigues (UNESPAR), Fábio André Hahn (UNESPAR) Copyright (c) 2019 TEL Tempo, Espaço e Linguagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/13801 Tue, 13 Aug 2019 15:57:32 +0000