História da África no Ensino Superior de Santa Catarina: uma aproximação<br><i>Africa History in Higher Education of Santa Catarina: an approximation</i><br><i>Historia de Africa en la Educación Superior de Santa Catarina: una aproximación</i>

Autores

  • Paulino De Jesus Francisco Cardoso (UDESC) Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Júlia Pacheco (UDESC) Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Carol Lima de Carvalho (UDESC) Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

História da África. Ensino Superior. Santa Catarina

Resumo

No presente artigo, pretendemos apresentar alguns resultados da pesquisa “O Ensino de História de Áfricas em Santa Catarina: questões e perspectivas”, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiras da Universidade do Estado de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012, na qual buscamos compreender a prática de ensino de História da África nas instituições de ensino superior de Santa Catarina. Procuramos através das leituras dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de história de algumas IES Catarinenses, tanto públicas, privadas e comunitárias, identificar a lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura Africana e Afro Brasileira nas escolas.

 

Abstract: In this article, we present some results of the research "The Teaching of Africa’s History in Santa Catarina: issues and perspectives", developed by the Center for Afro-Brazilian Studies of the State University of Santa Catarina, since the second half of 2012, in which we intend to understand the practice of the teaching of Africa's History in college education institutions of Santa Catarina. We intend, by reading the Pedagogical Political Projects of History courses from Catarinenses institutions of college education, both public, private and community, to  identify the law 10.639/03 which establishes the compulsory teaching of African and Afro-Brazilian history and culture in schools.

Keywords: History of Africa. Higher Education. Santa Catarina. 

 

Resumen: En este artículo presentamos algunos resultados de la investigación "Las Áfricas de enseñanza de la Historia en Santa Catarina: problemas y perspectivas", desarrollado por el Centro de Estudios Africanos de la Universidad de Estado de Santa Catarina, a partir del segundo semestre de 2012. Buscamos entender la práctica de la enseñanza de la historia de África en las instituciones de educación superior de Santa Catarina. Buscamos a través de las lecturas de los proyectos políticos y pedagógicos de los cursos de historia de algunas de esas IES, tanto públicas como privadas y comunitarias, identificar la Ley 10.639 / 03, norma que establece la enseñanza obligatoria de Historia y Cultura Africana e Afro-Brasileña en las escuelas de Brasil.

Palabras clave: Historia de África. Educación Superior. Santa Catarina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulino De Jesus Francisco Cardoso (UDESC), Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Departamento de Historia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN e Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC).

 

Ana Júlia Pacheco (UDESC), Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsista vinculada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC) e discente voluntaria na pesquisa “O Ensino de História de Áfricas em Santa Catarina: questões e perspectivas”.

Carol Lima de Carvalho (UDESC), Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsista vinculada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC) e discente voluntaria na pesquisa “O Ensino de História de Áfricas em Santa Catarina: questões e perspectivas”.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Edição

Seção

3. Investigar e ensinar África no Brasil