O dionisíaco e o apolíneo no filme Dogville

  • Alexandra Pingret (UEL) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Palavras-chave: arte trágica, Dogville, poder.

Resumo

 Resumo: Esse texto propõe um estudo preliminar sobre os princípios constitutivos da tragédia em Nietzsche. Para tanto, nos propomos a identificar as forças apolínea e dionisíaca, na composição do filme contemporâneo: “Dogville” (2003), dirigido por Lars Von Trier. Esse estudo desenvolveu-se com base em uma pesquisa bibliográfica e na análise interpretativa do filme.  The Dionysian and the Apollonian in the movie Dogville Abstract: This paper proposes a preliminary study on the constituent principles of tragedy in Nietzsche. To do that, we propose to identify the Apollonian and Dionysian forces in the composition of the contemporary film, "Dogville" (2003), directed by Lars Von Trier. This study was developed based on a bibliographical research and the interpretative analysis of the film. Keywords: tragic art; Dogville; power.   Lo dionisíaco y lo apolíneo en la película Dogville Resúmen: En este trabajo se propone un estudio preliminar sobre los principios constitutivos de la tragedia de Nietzsche. Por lo tanto, se propone a identificar las fuerzas apolínea y dionisíaca en la composición del cine contemporáneo, "Dogville" (2003), dirigida por Lars Von Trier. Este estudio ha sido desarrollado sobre la base de una búsqueda bibliográfica y el análisis interpretativo de la película. Palabras clave: arte trágica, Dogville, el poder. 

Biografia do Autor

Alexandra Pingret (UEL), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Professora de Arte da Rede estadual de ensino e mestre em História Social pela Universidade de Londrina - UEL
Publicado
2012-11-27
Seção
Artigos | Articles | Artículos