Consumo & Ideologia: reflexões sobre o histórico da imprensa homoerótica no Brasil<p>Consumption & Ideology: reflections on the history of the press in Brazil homoerotic<p>El consumo y la ideología: reflexiones sobre la prensa homoerotica en Brasil

  • Muriel Emídio Pessoa do Amaral (UNESP) UNESP
  • Claudio Bertolli Filho (UNESP) UNESP
Palavras-chave: comunicação, imprensa homoerótica, identidade

Resumo

O artigo objetiva apresentar reflexões sobre o histórico da imprensa homoerótica no Brasil. As primeiras publicações que circularam no país eram consideradas alternativas, seja pela forma de produção ou pelo conteúdo, e, algumas delas apresentavam caráter ideológico frente a estruturas de poder. Todavia, hoje em dia, essa condição não aplica a esses veículos devido a mudanças no cenário cultural e das identidades dos homossexuais; as publicações homoeróticas dialogam com modelos de consumo e representações hedonistas do corpo e da identidade.Palavras-chave: Comunicação; Imprensa homoerótica; Identidade.AbstractThe article aims to present reflections about the history of the homoerotic press in Brazil. The first publications that circulated in the country were considered alternatives, either by the way of production or the content, and some of them showed ideological feature opposite to the power structures. However, in actuality, this condition does not apply to these vehicles due to changes in the cultural landscape and the models of homosexual identity, homoerotic publications dialogue with models of consumption and hedonistic representations of body and identity.Keywords: Communication, Homoerotic press, Identity.ResumenEl artículo presenta reflexiones sobre la historia de la prensa en Brasil homoerótica. Las primeras publicaciones que circulaban en el país se consideraron alternativas, ya sea por medio de la producción o el contenido, y algunos de ellos mostró las estructuras opuestas ideológicas de poder. Sin embargo, hoy en día, esta condición no se aplica a estos vehículos, debido a los cambios en el paisaje cultural y las identidades de los homosexuales; publicaciones homoeroticas diálogo con los modelos de consumo y representaciones del cuerpo y da identidad hedonistas.Palabras clave: Comunicación, Medios de comunicación homoeroticos, Identidad.

Biografia do Autor

Muriel Emídio Pessoa do Amaral (UNESP), UNESP
Jornalista em Londrina, Mestrando em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e integrante do grupo de pesquisa Estudos Culturais e Mídia, da Universidade Estadual de Londrina (Unesp)
Claudio Bertolli Filho (UNESP), UNESP
Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1979) e em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1988); mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1986), doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-docente em Antropologia (2010) pela Universidade Estadual Paulista.
Publicado
2013-06-17
Seção
Artigos | Articles | Artículos