Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade

perspectivas teóricas e históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220002

Resumo

Através de breve síntese bibliográfica, apresenta-se por meio de alguns intelectuais e suas reflexões, aspectos básicos para a compreensão histórica sobre os estudos pós-coloniais e decoloniais que abrem possibilidades para pensarmos múltiplas perspectivas de entendimento sobre história e sociabilidades humanas, principalmente, em relação à colonialidade e suas implicações aos colonizados.

Biografia do Autor

Maira Damasceno (UNISINOS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

É doutoranda em História - Estudos Históricos Latino Americanos; possui Mestrado em Ciências Sociais - Políticas e Práticas Sociais e graduação em Licenciatura História, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.     

Gabriel Chaves Amorim (UNISINOS), Unisinos/UFPR/UFRGS

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais; Mestre em Políticas e Práticas Sociais (PPGCS) e  Licenciado em História, todos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Gastrônomo graduado pela Feevale. Mestrando em História na Univesidade Federal do Paraná (UFPR); Mestrando em Antropologia Social (UFRGS). Tem interesse em temáticas sobre projetos-de-comunidade, projetos-de-vida, economia social solidária, soberania alimentar, educação popular, planos de formação pessoal, juventudes, patrimônios imateriais, religiosidades, interculturalidades críticas e modernidade/colonialidade.

Dorvalino Refej Cardoso (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Kanhgág, liderança, professor bilíngue. Mestre em Educação (2017) e graduado em Pedagogia (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-04-28