Envelhecimento humano como tema no ambiente escolar: o teatro como prática promotora de formação educativa<I><BR> Human aging theme in the school environment: the theater as a practice promoter of educational training

  • Bruno Flávio Lontra Fagundes (UNESPAR) Docente UNESPAR
  • Daniela Maria Nascimento Hypolyti (UNESPAR) Mestre em Sociedade e Desenvolvimento
  • Geovane da Silva Rodrigues (UNESPAR) Ator e graduado em História
  • Fábio André Hahn (UNESPAR) UNESPAR

Resumo

Resumo: No âmbito do Ensino de História, nas iniciativas de formação do PIBID, o texto trata da intervenção educativa sobre o tema do Envelhecimento Humano desenvolvida em escola de ensino fundamental da rede pública estadual do Paraná-PR. A intervenção foi organizada com metodologia de ensino a partir de práticas e de técnicas teatrais que instruíam alunos para que eles mesmos pudessem preparar cenas de teatro curtas em que vivenciassem, pela criação artística, aspectos humanos e sociais nem sempre percebidos por eles no seu dia a dia na convivência com idosos. Os resultados tanto para acadêmicos, quanto para alunos, foram compensadores, pois resultaram no agir/pensar com autonomia, proporcionado melhores condições educacionais.Palavras-chave: Envelhecimento humano. Ensino de História. PIBID.Abstract: In the context of History Teaching, in the PIBID training initiatives, the paper reports educational intervention on the subject of Human Aging developed in school of the state public network of Paraná-PR. As you will see, the intervention was organized with teaching methodology from practices and theatrical techniques, which instruct students so that they themselves could prepare short theater scenes in which they live, by artistic creation, human and social aspects, not always perceived by them in their day-to-day living with the elderly. The results for both academics and students were rewarding, as they resulted in acting/thinking with autonomy, providing better educational conditions.Keywords: Human Aging. History teaching. PIBID.Resumen: En el contexto de Historia de la enseñanza, en las iniciativas de formación de PIBID, el texto aborda la intervención educativa sobre el tema del envejecimiento humano desarrollado en la escuela primaria de la red pública estatal de Paraná-PR. La intervención se organizó con una metodología de enseñanza basada en prácticas y técnicas teatrales que instruyeron a los estudiantes para que pudieran preparar escenas teatrales cortas en las que experimentaron, a través de la creación artística, aspectossociales y humanos que no siempre percibieron en la convivencia con los ancianos. Los resultados tanto para académicos como para estudiantes fueron gratificantes, ya que resultaron en actuar / pensar con autonomía, proporcionando mejores condiciones educativas.Palabras clave: Envejecimiento humano. Enseñanza de la historia. PIBID.

Referências

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Publicado
2019-08-13