Tecnologias educacionais no ensino de história: uma abordagem possível<br> Educational technologies in history teaching: a possible approach

Autores

  • Fábio André Hahn (UNESPAR) Unespar
  • Adaiane Giovanni Colégio Integrado de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20170026

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais. Ensino de História. Metodologia WebQuest.

Resumo

 Com a presença cada vez maior das tecnologias na sociedade, a escola enfrenta um de seus maiores desafios no século XXI: integrar as tecnologias educacionais em seu ambiente de formação. O estudo realizado procurou demonstrar, a partir de dados estatísticos divulgados pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e da Comunicação (CETIC.BR) e de pesquisas realizadas com alunos de 3º ano do ensino médio de uma escola pública em uma cidade de pequeno porte no estado do Paraná, que a realidade das tecnologias no ambiente escolar precisa ser enfrentada com urgência. O estudo, com recorte no ensino de História, revelou a necessidade de enfrentar a questão a partir de duas direções: por um lado, qualificação inicial e continuada dos docentes por outro, a proposição de materiais didático-pedagógicos adequados a essa nova realidade educacional e, nesse caso, como alternativa possível, a utilização da metodologia WebQuest.

 

 

 With the increasing presence of technology in society, the school faces one of its their greatest challenges in the 21st century: integrate educational technologies into its formation environment. The study accomplished demonstrate, based on statistical data published by the Center for Studies on Information and Communication Technologies (CETIC.BR) and research carried out with third-year studentsof a public school in a small town in the state of Paraná, that the reality of technologies in the school environment needs to be tackled with urgency. The study, with a cut in the teaching of History, revealed the need to address the question from two directions: firstly, the teachers' initial and continuing qualification, and the proposal of didactic-pedagogical materials appropriate to this new educational reality and, in this case, as a possible alternative of the use the WebQuest methodology.

 

 

 Con la presencia cada vez mayor de las tecnologías en la sociedad, la escuela enfrenta uno de sus mayores desafíos en el siglo XXI: integrar las tecnologías educativas en su ambiente de formación. El estudio realizado busca demostrar, a partir de datos estadísticos divulgados por el Centro de Estudios sobre las Tecnologías de Información y de la Comunicación (CETIC.BR) y de investigaciones realizadas con estudiantes de tercer año de la enseñanza media de una escuela pública en una ciudad de pequeño, en el estado de Paraná, que la realidad de las tecnologías en el ambiente escolar necesita ser enfrentada con urgencia. El estudio, con recorte en la enseñanza de la Historia, reveló la necesidad de enfrentar la cuestión a partir de dos direcciones: por un lado cualificación inicial y continuada de los maestros; por otro, la proposición de materiales didáctico-pedagógicos adecuados a esta nueva realidad educativa y, en este caso, como alternativa posible a la utilización de la metodología WebQuest.

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Biografia do Autor

Fábio André Hahn (UNESPAR), Unespar

Doutor em História - UFF

Adaiane Giovanni, Colégio Integrado de Campo Mourão

Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar

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Publicado

2018-02-01