Chamada para Artigos - Dossiê "Decolonialidades possíveis: epistemologias, teorias, experiências"

2021-10-11

Há algumas décadas tem insurgido reflexões e publicações de pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos ou latino-americanistas em torno da “decolonialidade”. Tais estudos se propuseram em esmiuçar a complexidade das relações entre modernidade e a colonialidade: compreenderam, por exemplo, que a dimensão eurocêntrica/colonial se ocupou da prática de produção do conhecimento e de discursos considerados verdadeiros. Esses discursos produziram efeitos/experiências aos grupos subalternizados a partir de modelos de poder que naturalizaram hierarquias culturais e epistêmicas, onde a modernidade eurocêntrica impôs e sobrepôs a visão da vida humana, a partir de suas próprias noções, sobre outras sociedades não europeias. Nesse sentido, uma leitura geopolítica da produção epistêmica, a partir do sul global, se tornou uma “virada”, uma “opção”.

Esta chamada para artigos visa acolher as propostas de diferentes disciplinas que têm privilegiado as abordagens que analisem a diversidade do conhecimento e dos saberes, que considerem os múltiplos processos que foram engendrados a partir da ocupação colonial e das colonialidades que ainda se perpetuam. São esperados estudos de orientação teórica/metateórica e historiográficos, estudos empíricos ou não, pesquisas que contemplem diferentes práticas, leituras, fontes, a partir de uma perspectiva decolonial, localizando e explicitando fenômenos culturais, políticos, raciais, de gênero, artísticos, ambientais etc. Trata-se de reconhecer a importância de produções de variadas matrizes teórico-metodológicas, que sopesem locais de enunciação diversificados, que assumam a pluralidade, que reconheçam os longos processos de subalternização, que destaquem os conhecimentos locais, que assumam reformulações intelectuais com o objetivo de refletir acerca dos desafios decoloniais.

 A organização do dossiê será feita pelos pesquisadores Marcelo Douglas Nascimento Ribas Filho (Universidade Federal do Paraná) e Flávio José Dalazona (Universidade Estadual do Centro-Oeste).

Período de submissão: 10 de Outubro a 10 de Março de 2022 pelo endereço eletrônico da revista: https://revistas2.uepg.br/index.php/tel/index

Salientamos ainda, que a Revista recebe contribuições em fluxo contínuo de: artigos livres, ensaios, entrevistas e traduções. Decolonialidades_possíveis_epistemologias,_teorias,_experiências.jpg