CHAMADA PARA ARTIGOS - Dossiê "Imagens: arte, história e cultura visual"

A Revista Tempo, Espaço e Linguagem – TEL abre chamada de artigos para o dossiê Imagens: arte, história e cultura visual.

Essa edição é organizada pelas doutoras em História Jaqueline Aparecida Martins Zarbato (UFMS) e Maristela Carneiro (PNPD-UNICENTRO).

As submissões devem ser encaminhadas até o dia 30 de setembro de 2019.

São esperados artigos inéditos de cunho teórico e metodológico sobre os usos das imagens e da cultura visual no entroncamento que se estabelece entre arte, história e cultura visual. As imagens são tomadas enquanto objetos constituídos historicamente, considerando suas particularidades, especialmente no que se refere às suas funções estéticas e narrativas, atentando para os debates teóricos e metodológicos com os quais são manejadas, compreendidas e analisadas, sobretudo no campo das visualidades. Deste modo, portanto, almeja-se abrir um espaço de debate sobre os lugares das imagens na cultura visual contemporânea, compreendendo suas múltiplas possibilidades midiáticas e comunicacionais, tais como histórias em quadrinhos, filmes, televisão, imagens publicitárias, jogos eletrônicos, jornais, revistas, etc., de modo a colocar em discussão principalmente o seu papel no enlace entre arte e história e a maneira pela qual a experiência do real é captada por meio de sua narratividade e seu apelo sensorial.

Propõe-se assim a constituição de um espaço de reflexão teórico-metodológico sobre as imagens e as articulações que as ativam como elemento fundamental do mundo contemporâneo e de suas relações comunicacionais, bem como na constituição da identidade de diferentes grupos sociais. Esta temática possibilita outros desdobramentos, como o estatuto das imagens como documento; o papel desempenhado pelas mídias visuais na construção de memórias; as diversas formas de representação do passado empreendidas pela via imagética e; por fim, as interfaces com outros campos das ciências humanas e sociais. Portanto, as imagens são tomadas como ponto de partida, como pedra de toque, permitindo-se refletir sobre os múltiplos lugares nos quais se fazem presentes e as várias funções que admitem, em um campo de saber multidisciplinar marcado por múltiplas tensões e hierarquizações.­


Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais e atender ao escopo apresentado.

DATA LIMITE PARA ENVIO DE ARTIGOS: 30/09/2019
ENDEREÇO ELETRÔNICO DA REVISTA: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel

DIRETRIZES PARA AUTORES:
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel/about/submissions#authorGuidelines