O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação e colaboração na Revista TEL

A Revista TEL publica trabalhos de pesquisadores (as) com a titulação mínima de mestre (a), exceção feita às resenhas, abertas a graduandos (as), e aos projetos de pesquisa, seção que aceita contribuições de mestrandos (as) e doutorandos (as).

São aceitos trabalhos em coautoria, exceto aqueles que envolvam parceria entre orientador(a) e orientando(a). 

Destaca-se ainda, que a TEL tem como política limitar o número de publicações de professores (as) oriundos da UNICENTRO.

Informações sobre os aspectos de cada uma das categorias de contribuições aceitas pela TEL (artigos, ensaios, entrevistas etc.) devem ser consultados na aba “Sobre a Revista – Políticas de Seção”.

 

Diretrizes Gerais:

  1. Cadastrar-se como “autor” na Plataforma da Revista TEL;
  2. As informações sobre os autores (as) (nome, filiação, Lattes e e-mail) devem ser cuidadosa e obrigatoriamente preenchidas na área de “Metadados”. Estes dados serão consultados e adicionados ao trabalho, em caso de publicação. É obrigatório o preenchimento do Currículo Lattes no espaço “URL” e do número do ORCID. Sem o link do ORCID o processo editorial NÃO será iniciado;
  3. Acessar a plataforma na condição de autor e seguir as instruções para submissão. (Os trabalhos poderão ser submetidos somente através da plataforma);
  4. O material para publicação deverá obedecer às seguintes normas editoriais

a) O título (português, inglês e espanhol), letras Times New Roman, tamanho 12, centralizado, deve conter no máximo 75 caracteres com espaços;

 

b) O trabalho deve ter o resumo, letras Times New Roman, tamanho 10, justificado, abaixo dos títulos, com tamanho máximo de 400 caracteres com espaços. Na sequência de cada um dos resumos deve ser indicado as palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5).  Em seguida, Title, Abstract, keywords, Titulo, resúmen e palabras clave (seguindo as mesmas normas do resumos em português).

 

c)Os textos devem estar formatados em arquivo .doc, página A4, fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e margens de 2 cm. Artigos e Ensaios devem respeitar a extensão mínima de 25.000 e máxima de 80.000 caracteres (considerados os espaços, notas e referências bibliográficas), Entrevistas: minino de 25.000 e máximo de 70.000 caracteres, Projetos de Pesquisa: minino de 25.000 e máximo de 70.000 caracteres e Resenhas: mínimo de 15 mil e máximo de 30.000 caracteres.

 

d)Excluir do arquivo todas as informações que possam identificar a autoria do trabalho. Todas as informações sobre os autores, e eventuais orientadores, devem ser fornecidas com detalhes apenas e necessariamente na Plataforma da revista;

 

e)Resenhas devem ter título (em português, inglês e espanhol), seguido pela referência bibliográfica completa da obra analisada. Resenhas não contêm resumo, abstract, palavras-chave, keywords, notas, nem referências bibliográficas;

 

f)As referências devem seguir o modelo ABNT autor-data (ex: CANDIDO, 2001, p. 24). As eventuais notas de rodapé devem ser apenas de caráter explicativo;

 

g)As imagens, quando for o caso, além de inseridas no corpo do texto, devem ser anexadas como arquivo complementar em formato JPG e ter resolução mínima de 300 dpi, desde que o arquivo completo não ultrapasse 1.2 Mb.

 

h)O autor poderá indicar fonte/s de financiamento da pesquisa nas informações para os editores, no momento da submissão.

 

i)A redação do texto deve obedecer ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008.

 

j)As referências completas devem seguir o modelo da ABNT e serem dispostas ao final do texto. Somente devem ser referenciadas as utilizadas no trabalho. Em seguida podem ser listadas as fontes, tabelas e imagens, quando for o caso.

 

Exemplos:
Em caso de livro:

FRANCO NETTO, F. Senhores e escravos no Paraná provincial. Guarapuava: Unicentro, 2011.


Em caso de capítulo de livro:

KLUG, João. Imigração no sul do Brasil. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (Orgs.). O Brasil imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 199-231.

 

Em caso de Artigo:

NUNES, Ruan. Desafios da teoria Queer: ideologia e ignorância nos axiomas de Eve Sedgwik. Revista Tempo, Espaço e Linguagem, v. 10, n. 2, 2019, p. 25-44.

 

Em caso de texto de Anais de Evento:

LOURENÇO, Alexandra; FONSECA, Danilo Ferreira da. Mulheres na política: alguns apontamentos sobre o Poder Legislativo de Ruanda. In: XV Semana de História: Estudos Étnico-Raciais no Mundo Contemporâneo. Irati: Anais da XV Semana de História – UNICENTRO-Irati, 2021, p. 1-5.


k)As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples deverão ser utilizadas quando o autor indicar destaque em seu próprio texto. As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 10.


l)O uso de itálico deverá se limitar aos estrangeirismos e ao título de obras; não deverá ser utilizado negrito no texto e nas notas; o sublinhado deve ser evitado, exceto em endereços da internet (URL).


m)Os Editores poderão recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.


n)Os Editores também reservam o direito de fazer breves modificações na forma do texto para fins editoriais sem alteração do conteúdo.


4 - O envio dos trabalhos implica a cessão de direitos autorais e de publicação para a TEL. A inediticidade dos textos, sua revisão gramatical, as informações, os conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

 

 

 

Entrevista | Interview | Entrevista

publica opiniões e/ou declarações de profissionais da área de História ou disciplinas afins que envolvam questões pertinentes ao debate historiográfico. Os textos nesta seção são avaliados pelo Conselho Editorial.

Dossiê | Special Issue | Dossier

em todo número a revista publicará um dossiê temático. A temática desta seção será escolhida previamente pelo Conselho Editorial e divulgada nos editais de chamada com a antecedência máxima possível de seu número de publicação. Os textos desta seção passam pela avaliação dos organizadores do dossiê e de avaliadores externos.

Artigos | Articles | Artículos

publica, sob forma de artigo, trabalhos resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica, concluídas totalmente ou com conclusões parciais. Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros, publicados ou no prelo. O fluxo para recebimento de Artigos Livres é contínuo. Os textos nesta seção são avaliados a partir do sistema double-blind peer review.

Tradução | Translation | Traducción

publica traduções de artigos ou capítulos de livros editados em língua estrangeira, desde que comprovada a autorização pelo proprietário dos direitos autorais do texto original. O aceite da publicação é dado pelo Conselho Editorial

Projetos de Pesquisa | Research's Note | Proyecto de Investigación

destina-se à publicação de projetos de mestrado e doutorado ainda em fase de elaboração ou execução. Os originais devem apresentar campos básicos de um projeto de pesquisa, tais como apresentação, justificativa, objetivos, metodologia e bibliografia. Nesta seção os textos são avaliados por um membro do Conselho Editorial e um parecerista externo.

Resenhas | Book Reviews | Reseñas

Resenhas de livros com, no máximo, dois anos de publicação.

Ensaios | Essays | Ensayos

destina-se à publicação de textos que tratam de um recorte específico nas áreas das Humanidades, em temática livre. Embora não sejam extensos e nem tenham a profundidade de um artigo, situam essa temática com relação à área estudada. Os textos nesta seção são avaliados a partir do sistema double-blind peer review.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.