CÁRCERE E FILOSOFIA

DE CASOS HISTÓRICOS A UMA CONSIDERAÇÃO ATUAL

Autores

Palavras-chave:

Encarceramento. Filosofia aplicada. Projeto Boécio.

Resumo

A história intelectual e das ideias filosóficas carrega referências a diversos casos em que filósofos se depararam com a realidade do cárcere. Estas experiências são frequentemente tratadas mais como circunstâncias biográficas e menos como situações de aprendizado e reflexão, e de intervenção. Este trabalho intenta uma contribuição para a revisita e a revisão de algumas dessas referências, em diálogo com uma atualizada consideração dessa realidade. A aqui referida atualização desta consideração – o Projeto Boécio, uma iniciativa internacional que opera também no Brasil – promove uma compreensão e uma intervenção filosófica com encarcerados, o que faz por merecer seu estudo e sua divulgação. Ora, o objetivo principal deste trabalho é, justamente, a promoção de um estudo e a contribuição para a divulgação dessa consideração da filosofia pelo tema e pela questão do encarceramento. Com este propósito, realizou-se uma breve revisita à história da filosofia – em obras reconhecidas por seu rigor e sua objetividade, como p. ex., de B. Russell e de A. Kenny – e uma análise introdutória de referências ao próprio Projeto Boécio, às suas bases teóricas e suas experiências práticas. Este estudo percebeu e vem a apontar a possibilidade de se reconhecer a importância histórico-filosófica do tema do encarceramento e a atualidade do Projeto Boécio, como uma iniciativa exemplar de aplicabilidade e aplicação da filosofia às situações de cárcere.

Biografia do Autor

Rui Mayer, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrado em Educação (na subárea de Filosofia e Educação), especialização em Ensino de Filosofia e graduação (como bacharel e licenciado) em Filosofia pela Universidade de Brasília. Atualmente, técnico em assuntos educacionais na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Downloads

Publicado

2021-10-17

Como Citar

MAYER, R. CÁRCERE E FILOSOFIA: DE CASOS HISTÓRICOS A UMA CONSIDERAÇÃO ATUAL. Revista Teias de Conhecimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 161–175, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/teias/article/view/19315. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos