A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO: AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Mariana Fordellone Rosa Cruz Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Jussara Ayres Bourguignon Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover a reflexão sobre as metodologias ativas de ensino para o desenvolvimento da educação voltada para a consciência e exercício da interdisciplinaridade. É resultado de revisão de literatura, tendo como principais referências Berbel (1998); Cury (2002; 2009); Lander (2005); Morin (2012, 2013, 2015), entre outros. As metodologias ativas possibilitam ao aluno o exercício de protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, bem como problematizar a realidade a partir de suas vivências e conhecimentos adquiridos de forma interativa e interdisciplinar. O horizonte das metodologias ativas é fortalecer a cidadania.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Metodologias Ativas; Cidadania.

Biografia do Autor

Mariana Fordellone Rosa Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Jussara Ayres Bourguignon, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

FORDELLONE ROSA CRUZ, M.; AYRES BOURGUIGNON, J. A INTERDISCIPLINARIDADE E A EDUCAÇÃO: AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 28, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/14507. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

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