"A GENTE VAI MAIS COM A CABEÇA MESMO": ESTRATÉGIAS DE ENSINO ADOTADAS POR MULHERES-MÃES EM TAREFAS NUMÉRICAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL
Resumo
Contribuir com a recente discussão na tentativa de sistematizar formas de conhecimento e modos de superação aos desafios postos ao ensino de Matemática, em casa, devido à pandemia de COVID-19 é o objetivo deste texto. Trago ao diálogo dados parciais e encaminhamentos de um estudo recente que coordeno juntamente com alunas de mestrado e de iniciação científica, o qual visa compreender estratégias mobilizadas pela família no auxílio remoto em atividades matemáticas durante o isolamento social. Fundamentado nos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação, valido-me, neste paper, de informações obtidas via entrevista virtual com três mulheres-mães responsáveis por acompanhar as atividades escolares de seus filhos no tempo presente. Os resultados, embora embrionários, evidenciam importantes conhecimentos matemáticos informais recorridos/mobilizados, os quais constituem-se base para reflexões acerca do sentido de número no início da escolarização como, por exemplo, a prática habitual de visualização/experimentação (contar nos dedos das mãos) e o incentivo ao cálculo mental.
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