RODAS DE CONVERSA ONLINE COMO CAMINHO DE APROXIMAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA

Autores

  • André Luiz Bernardo Storino Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC https://orcid.org/0000-0003-4787-5069
  • Rosane Barros dos Santos Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC.
  • Ana Carla Araujo Feijole de Oliveira Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC.

Resumo

Resumo: Este é um relato de experiência de professoras e professores que desenvolveram rodas de conversa online como meio de aproximação das alunas e alunos do terceiro ano do ensino médio, a partir do modelo de educação remota implementada para a continuação do ano letivo no período de pandemia da Covid-19, pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC. O objetivo foi identificar as reinvenções e negociações que foram realizadas pelo grupo para adequar e ressignificar uma prática utilizada presencialmente para o universo da Sala de Aula Online. As rodas constituíram momentos de integração do corpo docente entre si e com o corpo discente, mostraram-se como espaços de interação e diálogo, principalmente nesse período de isolamento social, contudo se evidenciou a importância de adaptações que o ambiente online exige.

Biografia do Autor

André Luiz Bernardo Storino, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC

Doutorando em Educação-UNIRIO. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (FEBF-UERJ/2017), Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ/2014), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD-UFF/2013). Licenciatura em Filosofia (UCP/2008) e Pedagogia (2019). É professor-tutor no Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM. Professor de filosofia na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC.

Rosane Barros dos Santos, Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC.

Professora Regente da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro no Colégio Estadual Monteiro Lobato, desde o ano de 2006. Mestranda do ProfHistória (Mestrado Profissional de Ensino de História), com ingresso no ano de 2019. Integrante do GEHTP (Grupo de Estudos de História do Tempo Presente/UFRJ) com o Projeto "Ensino de História e Desafios Contemporâneos", na linha de pesquisa de Ensino de História e Formação de Professores. Tem como áreas de interesse o Ensino de História, História do Tempo Presente, Temas Sensíveis e Ditadura Militar no Brasil, além da produção de material didático para o Ensino de História. Possui graduação em História pela Universidade Gama Filho (2004).

Ana Carla Araujo Feijole de Oliveira, Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC.

Possui graduação em Ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).Com especialização em arte, cultura e sociedade no Brasil da colônia à República pela UVA/RJ, Brasil (2009).Mestranda em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (FEBF/UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura ? EduCiber. Professora de filosofia e sociologia do Ensino Médio na Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

BERNARDO STORINO, A. L.; BARROS DOS SANTOS, R.; ARAUJO FEIJOLE DE OLIVEIRA, A. C. RODAS DE CONVERSA ONLINE COMO CAMINHO DE APROXIMAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 29, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/sociais/article/view/17730. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

COVID-19 e seus impactos - 2021/1