A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a importância da relação escola, família e comunidade. Procurou analisar o papel da família como formadora do ser humano por meio da educação. A reflexão sobre o engajamento da família e da comunidade na escola e no seu processo educacional é o objetivo principal desta pesquisa descritiva. O estudo de natureza qualitativa tem início no pensamento fenomenológico da educação e da família como elementos impulsionadores do desenvolvimento social. A fundamentação teórica, obtida pela revisão de literatura é atribuída a um conjunto de autores de áreas correlatas à educação. Foram observadas, por meio de estudo de caso em escola de uma comunidade carente, iniciativas de integração escola, família e comunidade. O estudo pretende motivar outras discussões sobre a relação da escola, família e comunidade em benefício do aluno, proporcionando-lhe uma educação de qualidade para a cidadania e a paz. Palavras-chave: Educação. Relação. Escola. Família. Comunidade.

Biografia do Autor

Nelson Pereira de Sá, Universidade Católica de Brasília - UCB
Psicólogo, Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, Mestre em Educação/UFAM, Professor da/UFRJ, cedido à Faculdade de Educação da UnB, Doutorando em Educação UCB.
Geraldina Vicente Sol, Universidade Católica de Brasilia
Formada em Estudos Sociais, Professora de Escola Pública, Pós-graduada em Metodologia e Didática de Ensino e Mestranda em Educação na UCB.
Validivina Alveis Ferreira, Universidade Católica de Brasilia
Doutorado – Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília/DF; Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica.
Publicado
2021-04-05
Seção
Artigos