MIMETISMO ACADÊMICO: ABORDAGEM TEÓRICA REFERENTE A ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE NO ENSINO BRASILEIRO

  • Fernanda Mazzaro Mucillo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
  • Daniela Fagundes Carnelós Nunes
  • Claudio Marques

Resumo

O ensaio teórico tem por objetivo verificar quais fatores influenciam professores e pesquisadores aadotarem as medidas orientadas pela International Financial Reporting Standards (IFRS) sob umaótica institucionalista de caráter mimético e instigar um posicionamento crítico do porquê esseprocesso é efetuado com poucos questionamentos. A adoção das normas internacionais ocorreupor meio de traduções emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que traz umaumento significativo das informações divulgadas, que não representam necessariamente umaumento na qualidade da informação. São poucos trabalhos que analisam a aplicação dasnormas internacionais e a participação de membros da área acadêmica nas Audiências Públicassobre o CPC, por isso, observou-se a participação destes profissionais nas Audiências Públicas,período em que após traduzida a norma internacional a comunidade tem para contribuircom sugestões. Conforme análise dos dados disponíveis no site do CPC, verificou-se a baixaparticipação nessas audiências, o que encadeou uma verificação de como as instituições deensino se adaptam nas mudanças contábeis ocorridas sem analisar sua pertinência aos padrõeslocais, para assim oferecer contribuições na aplicabilidade e instigar os pesquisadores a umaleitura crítica dos CPCs publicados.

Biografia do Autor

Fernanda Mazzaro Mucillo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
Mestra em Ciências Contábeis.
Publicado
2021-05-04
Seção
Artigos selecionados pelo III SIICSA