UTILIZAÇÃO DA REVISÃO SISTEMÁTICA EM TURISMO: PANORAMA INTERNACIONAL E IBERO-AMERICANO DOS TRABALHOS PRESENTES NO SCOPUS E REDALYC

Autores

  • Valéria de Meira Albach Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mirna de Lima Medeiros Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

A revisão sistemática é um procedimento que pode ser utilizado no embasamento teórico que é fundamental e presente em todas as investigações científicas, ou quando a pesquisa se caracteriza exclusivamente como bibliográfica. Observa-se um aumento no interesse dos estudos do Turismo em aplicar a técnica, assim, este artigo tem o objetivo de descrever a utilização da revisão sistemática nos estudos internacionais e ibero-americanos do Turismo. É uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada com revisão de literatura assistemática e pesquisa nos bancos de dados científicos Scopus e Redalyc com uso dos descritores “revisão sistemática” e “turismo” combinados (em inglês e em português). Foram analisados 231 trabalhos e verificando-se o período de sua publicação confirmou-se uma tendência ascendente. Dentre os principais resultados, constatou-se a predominância dos documentos do tipo artigo científico nas bases de dados, que a maior parte das publicações internacionais da temática vem da Austrália e de Hong Kong com poucos autores que se repetem na amostra. Também se observou que os estudos com revisão sistemática vêm sendo publicados em revistas de alto fator de impacto e/ou bem avaliadas em seus contextos locais. A base Scopus apresentou mais recursos para a pesquisa do que a base Redalyc. Há uma maior difusão dos estudos internacionais, publicados em inglês, do que dos estudos ibero-americanos.

Biografia do Autor

Valéria de Meira Albach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta no Departamento de Turismo da Univerisdade Estadual de Ponta Grossa.

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta no Departamento de Turismo da Univerisdade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

ALBACH, V. de M.; MEDEIROS, M. de L. UTILIZAÇÃO DA REVISÃO SISTEMÁTICA EM TURISMO: PANORAMA INTERNACIONAL E IBERO-AMERICANO DOS TRABALHOS PRESENTES NO SCOPUS E REDALYC. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 28, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/14492. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos selecionados pelo III SIICSA