EDUCAÇÃO PARA A PAZ NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOB A ÓTICA DO METHODI ORDINÁTIO

Resumo

Este artigo, na forma de pesquisa bibliográfica, objetiva identificar a produção científica sobre a temática da Educação para a Paz e Formação de Professores, por meio da revisão sistemática de literatura, utilizando a metodologia Methodi Ordinatio, sem delimitação temporal. Como questões norteadoras desta pesquisa temos: O que evidenciam os principais estudos sobre a Educação para a Paz e a Formação de Professores? Sobre quais procedimentos metodológicos tais pesquisas têm se baseado? Sendo assim, a pesquisa, do ponto de vista do problema, caracteriza-se com cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura traz sobre as questões centrais do tema abordado. Como resultado do levantamento, foram analisados artigos que tratam das questões conceituais da Educação para a Paz por meio de diferentes perspectivas. O conjunto do material analisado permite afirmar que a Educação para a Paz tem seu corpo de conhecimento em crescimento, saindo do senso comum.

Biografia do Autor

Virgínia Ostroski Salles, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR (Ponta Grossa). Bolsista Capes. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR (Ponta Grossa). Especialização em Educação Especial. Especialização em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia. Licenciada em Pedagogia. 
Antonio Carlos Frasson, UTFPR
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Avaliador institucional e de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP
Publicado
2019-12-19
Seção
Artigos selecionados pelo III SIICSA