DIREITO A CONVIVÊNCIA FAMILIAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE TRAMANDAÍ/RS

Autores

  • Andrei Ferreira Fredes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Daniella Luana de Brito Caran

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre o direito constitucional a convivência familiar das crianças dos adolescentes em situação de acolhimento institucional, com análise prática da situação das crianças e adolescentes acolhidos no munícipio de Tramandaí/RS. Utilizar-se-á metodologia dedutiva e qualitativa, através de pesquisa documental, doutrinária e análise legislativa sobre o tema em voga, com aplicação de questionário semiestruturado e coleta de dados estatísticos sobre os acolhidos. Busca-se primeiramente, conceituar e definir a importância do direito fundamental a convivência familiar para as crianças e adolescentes, para depois verificar como ele vem sendo garantido a estes indivíduos quando sob a égide do acolhimento institucional. E para melhor ilustração do tema busca-se apresentar os resultados da pesquisa de campo realizada no Município de Tramandaí/RS, para pôr fim concluir sobre os mecanismos que perpetuam a violação do referido direito.

Biografia do Autor

Andrei Ferreira Fredes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Direito pela PUCRS. Professor de Direito Constitucional, Administrativo e Hermenêutica. Advogado

Daniella Luana de Brito Caran

Advogada.

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

FREDES, A. F.; DE BRITO CARAN, D. L. DIREITO A CONVIVÊNCIA FAMILIAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE TRAMANDAÍ/RS. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 236–250, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/13702. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre