TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA SOBRE JORNALISMO E EDUCAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2007-2017)

Autores

  • Alessandra Siqueira Bastos Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Robson Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Alberto Marques Silva Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

Este artigo faz um levantamento das teses acadêmicas brasileiras, produzidas nos últimos dez anos (2007-2017), que se versam sobre o papel educativo da imprensa no Brasil. O objetivo é verificar se a mídia cumpre ou não essa função e de que forma ocorre ou não o processo de construção de valores humanos. O trabalho deseja, ainda, observar os fatores que dificultam e a produção de sentidos a partir do discurso jornalístico para a formação da sociedade. Para a análise, foram selecionados 214 trabalhos e encontrados apenas 13 estudos que contemplavam, de alguma forma, o objetivo proposto por este artigo. A partir desse montante, o artigo faz um estado da arte (panorama do conhecimento produzido e indexado) e uma revisão bibliográfica (perfis das pesquisas).

Biografia do Autor

Alessandra Siqueira Bastos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista (UniCEUB), especialista em Recursos Humanos. (ESAD), Marketing. (ESAD), História, sociedade e cidadania. (UniCEUB). Mestranda em Comunicação no PPGCOM/UCB, linha  Gestão e Estratégia Comunicaional. E aluna especial do PPGE/UCB, linha de Política, Gestão e Avaliação da Educação. Servidora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Empreendedorismo e Comunicação. 

Robson Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGE/UCB, linha Política, Gestão e Avaliação da Educação. E também do PPGCOM/UCB, linha Estratégia e Gestão Comunicacional. Coordenador do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Educação. 

 

Alberto Marques Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGCOM/UCB, linha Estratégia e Gestão Comunicacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Empreendedorismo e Comunicação. 

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

BASTOS, A. S.; DIAS, R.; SILVA, A. M. TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA SOBRE JORNALISMO E EDUCAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2007-2017). Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 197–209, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/13698. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre