UMA UNIDADE DE MULTIPLICIDADE: CATEGORIAS TEÓRICAS ÂNCORAS EM ARTIGOS DO MAPA BIBLIOGRÁFICO DE GRAMSCI – IGS/BR

Autores

  • Silmara Carneiro e Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marli de Freitas Mendes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luis Jesús Teneúd Navarro Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar as categorias teóricas âncoras para as análises dos artigos do Mapa Bibliográfico de Gramsci no Brasil que têm como categorias centrais Trabalho e taylorismo/fordismo, classes e grupos subalternos, intelectuais e revolução passiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de 15 artigos que retratam essas categorias. Como resultados da pesquisa, verificou-se uma maior incidência da categoria hegemonia como âncora das discussões, o que a despeito da presença de outras categorias também importantes para a ancoragem múltipla das discussões realizadas pelos autores, confirma-se, uma vez mais, a categoria hegemonia como uma das principais chaves de leitura do pensamento de Antonio Gramsci. A unidade multiplicidade que se constitui o seu pensamento, é também confirmada, neste trabalho, ao se considerar a pluralidade de outras categorias teóricas que incidiram como âncoras das análises nos artigos pesquisados.

Biografia do Autor

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Especialista em Administração Estretégica de Pessoas peal Faculdade Pe. João Bagozzi, Especialista em Mídia, Política e Atores Sociais e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG, Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Afiliada da Texas Tech University.

Marli de Freitas Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Assistente Social. Mestranda em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Membro do Núcleo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais – NEPPS- UEPG.;

Luis Jesús Teneúd Navarro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Engenheiro Agrônomo. Mestrando em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Membro do Núcleo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Práticas Sociais – NEPPS- UEPG

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

SILVA, S. C. e; MENDES, M. de F.; NAVARRO, L. J. T. UMA UNIDADE DE MULTIPLICIDADE: CATEGORIAS TEÓRICAS ÂNCORAS EM ARTIGOS DO MAPA BIBLIOGRÁFICO DE GRAMSCI – IGS/BR. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 184–196, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/13678. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre