PERCEPÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM EVENTO INSTITUCIONAL

Autores

  • Marlene da Silva Bomfim Universidade de Brasília (UnB)
  • Robson Borges Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Luiza Mônica de Assis Silva Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar a percepção de servidores da comissão organizadora, sobre o processo de comunicação na operacionalização de um evento institucional. Para tanto, foi feita uma pesquisa de campo com a aplicação de questionário e uma pesquisa documental sobre o evento selecionado, o “Boas-vindas aos calouros”, realizado por uma instituição pública de ensino superior. Para suporte teórico na análise dos dados, fez-se uma pesquisa bibliográfica, envolvendo os elementos e os princípios de excelência na comunicação organizacional, a comunicação em equipe e a possibilidade de empecilhos ou ruídos, as características dos eventos e aspectos envolvidos na percepção. Os resultados mostraram que há falhas nos fluxos comunicacionais na operacionalização do evento, mas sem prejuízos em sua realização e objetivo principal.

Biografia do Autor

Marlene da Silva Bomfim, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Comunicação na Universidade Católica de Brasília (2017); Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília-UnB (1999). Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (1986). Atualmente ocupa o cargo de Produtora Cultural - NS, na UnB. Coordenou diversos projetos e eventos de grande porte, entre eles, as dez edições da Semana de Extensão da UnB(2001 a 2010); a UnB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nos anos de 2008, 2009 e 2010. Exerceu o cargo de Coordenadora de Eventos de Extensão do Decanato de Extensão da UnB(DEX), no período de 1986 a 2010. Atua na Coordenadoria de Comunicação Integrada/Divisão de Publicação e Relacionamento do DEX. Entre outras competências, presta assessoria técnica aos assuntos institucionais relacionados ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas Brasileiras (FORPROEX); representa o DEX em atividades demandadas pela Diretoria de Processos Organizacionais do Decanato de Planejamento e Orçamento da UnB e em outras áreas de interesse do DEX.

Robson Borges Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)



Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação.

http://lattes.cnpq.br/8069653382475080

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB)


Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTCOM). Líder do projeto de pesquisa O noticiário de negócios e os discursos sobre a estratégia em grandes empresas privadas do Distrito Federal - FAPDF - 193.001.037/2015 - Projeto Externo

http://lattes.cnpq.br/2233341168995716

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0834727217712265

Luiza Mônica de Assis Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, Cientista Política, mestre em Ciência Política e doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO). Professora e pesquisadora do PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Coordena o projeto: Representações da responsabilidade social dos bancos junto a comunidades: um estudo de recepção da comunicação institucional nas organizações - FAPDF - 193.000.944/2015 - Projeto Externo

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

BOMFIM, M. da S.; DIAS, R. B.; GOMES, V. M. L. R.; SILVA, L. M. de A. PERCEPÇÃO DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM EVENTO INSTITUCIONAL. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 210–220, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/12433. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre