As relações e os atravessamentos das questões de gênero no ensino: uma análise da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero

Autores

  • Amábili Fraga FAED/UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.11.i1.0014

Resumo

O presente trabalho possui, como tema central, investigar a categoria de gênero e a sua abordagem na Revista Latino­americana de Geografia e Gênero, tendo como objetivo analisar as produções científicas do periódico, entre os anos de 2010 e 2019. Caracteriza­se por uma abordagem qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica. A seleção de trabalhos resultou num total de doze artigos, que foram divididos e apreciados nas categorias de Educação e Ensino de Geografia. A partir das análises foi concluído que é indispensável trabalhar a temática de gênero dentro da geografia. O ensaio social desses estudos permite que os/as estudantes compreendam as diferentes formas de empoderamento do local por parte dos diferentes grupos sociais.
Palavras-­Chave: Gênero; Educação; Ensino de Geografia; Estudos Feministas; Geografias
Feministas.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos