Lições da ‘Periferia’: Contrariando a Hegemonia Anglo­Geográfica sobre as Geografias de Sexualidade e Gênero

Autores

  • Michal Pitoňák

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i2.0012

Resumo

Este artigo tem três objetivos. Primeiro, discuto as desigualdades existentes dentro dos
sistemas de produção de conhecimento, dominados pela academia ‘anglo­americana’ e
criticamente examino o binário ‘oriente­ocidente para mostrar que xs estudiosxs feministas da
sexualidade e gênero na geografia devem aprender com suas habilidades desconstrutivas a
superar as hegemonias erigidas por esses binários, tanto na academia quanto nas paisagens
geopolíticas a elas relacionadas. Segundo, eu criticamente discuto o conceito da ‘Europa
Central e Oriental’ (CEE) que eu não pretendo estabilizar, e levantar um espelho dos diversos
mal­entendidos hegemônicos que tomam a forma de ‘homogenização’, ‘des­historicização’,
‘isolamento’ ou por atribuir um ‘atraso’, pelo qual eles efetivamente apagam ou ignoram em
termos de conhecimentos e contribuições dxs estudiosxs não anglo­americanos
frequentemente deixados fora da tradução. Finalmente, me concentro na discussão do
desenvolvimento das geografias das sexualidades e o pensamento de gênero/feminista na
geografia CEE e ilustro os desafios que estudiosxs de diferentes contextos institucionais e
nacionais ainda têm que enfrentar. Este artigo é uma tentativa de defender o reconhecimento
nosso/delxs.

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Publicado

2020-02-14

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos