Os percalços enfrentados por uma graduanda em geografia para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso abordando questões de gênero.

Autores

  • Marcia Tavares Nunes Instituto Federal da Bahia- Ifba

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i2.0018

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre dificuldades enfrentadas por uma discente do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal da Bahia-IFBA, para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso (TCC), abordando temática que envolve questões de Gênero, em particular acerca da violência doméstica contra as mulheres. Dada a necessidade de se buscar transformar e combater concepções enraizadas nessa sociedade patriarcal, machista, sexista e racista, é imprescindível trazer para o centro das discussões e reflexões acadêmicas as questões que afligem as mulheres, visto que a Universidade é um espaço importante para desconstrução de paradigmas. Nesse sentido, esse artigo objetiva “provocar” os docentes e discentes de Geografia a pensar/pesquisar acerca do assunto. Tais temáticas são importantes e fundamentais e devem ser tratadas/discutidas nos espaços acadêmicos, em especial no contexto de um curso de formação de professores e professoras em Geografia, disciplina que tem como objeto de estudo o espaço geográfico e as relações dos seres humanos com o mesmo, demandando, por consequência, que as pessoas que atuem como professores (as) sejam profissionais preparados/formadas para desconstruir modelos e padrões “patriarcais”, os quais submetem e subjugam as mulheres.

Palavras chaves: Formação docente; Geografia; Gênero;

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Publicado

2020-02-14

Edição

Seção

Notas de Pesquisa / Research Notes / Notas de Investigación