Gênero nas Políticas Educacionais do Estado da Paraíba: (Des)Continuidades

Autores

  • Rafael Ferreira de Souza Honorato Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Programa de Pós-graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-6196-0211
  • Maria Zuleide da Costa Pereira Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Programa de Pós-graduação em Educação http://orcid.org/0000-0002-8980-9302

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0013

Palavras-chave:

Políticas, Educação, Currículo, Gênero

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a generificação das políticas educacionais e curriculares para a Educação de Jovens e Adultos na rede estadual de ensino do estado da Paraíba, após os avanços do conservadorismo no cenário nacional e internacional. Foram analisadas a Lei Nº 10.488, de 23 de junho de 2015 e as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino de 2012 a 2017. Elegemos como aportes teóricos autores/as como Silva (1994); Gentili (1995); Cadernos de Pesquisa (1997); Peroni (2003); Oliveira (2000); Freitas (2012); Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1989, 1994); Ball, Maguire e Braun (2016). Os estudos e pesquisas destes últimos autores/as fazem parte do nosso microscópio epistemológico por realizarem análises sobre as políticas educacionais que provocaram as reformas educacionais na Inglaterra e se desdobraram no cenário mundial. Argumentamos que essa perspectiva de análise das políticas educacionais direciona nossa compreensão em tempos políticos marcados pela expansão do conservadorismo e fundamentalismo. Assim, negligenciar as questões inerentes à diversidade fortalece a sua invisibilidade nos espaços formativos dos profissionais da educação, alargando-se um espaço de fomento do pensamento conservador.


[1] Termo utilizado por Connell e Pearse (2015).

Biografia do Autor

Rafael Ferreira de Souza Honorato, Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Programa de Pós-graduação em Educação

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, na Linha de Políticas Educacionais. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) oferecido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo (NIPAM) vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, aluno da graduação em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, integrante do GEPPC - Grupo de Pesquisa e Estudo em Políticas Curriculares. Foi bolsista da iniciação científica PIBIC 2013/2014/2015. Como gestor, ocupou na Instituição Centro de Educação Brasileiro os seguintes cargos: Coordenador Pedagógico e Supervisor e atualmente é professor doo componente curricular Matemática, na Rede Estadual de Ensino.

Maria Zuleide da Costa Pereira, Universidade Federal da Paraíba Centro de Educação Programa de Pós-graduação em Educação

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1976), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Pós- doutorado em Educação na UERJ (2008) Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Políticas de currículo e suas interconexões com cultura, gênero, etc. 

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Publicado

2018-01-18

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos