Práticas de Cura pelas Mãos de Dona Lenil, Sabedora da Comunidade Enseada do Aritapera, Várzea de Santarém, Pará

Autores

  • Ádria Fabíola Pinheiro de Sousa Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0003-3110-3793
  • Josué Costa da Silva Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i1.0007

Palavras-chave:

Historia de vida, cura, saberes, marcadores culturais, encantaria

Resumo

Este artigo busca fazer um estudo do modo de vida do lugar, por meio da análise dos processos de constituição da história de vida de Dona Lenil, colaboradora desta pesquisa, pautado nas relações de cura caracterizada como uma manifestação de encantaria tradicionalmente estabelecida na comunidade Enseada do Aritapera. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e utiliza como método a fenomenologia. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo e a pesquisa participante. Assim fizemos o registro da história de vida de Dona Lenil na qual pudemos observar a relação do lugar com essas práticas e suas inter-relações com os ritos e mitos que se estabelecem na comunidade como marcadores culturais que afirmam a identidade do lugar ribeirinho.

Biografia do Autor

Ádria Fabíola Pinheiro de Sousa, Universidade Federal de Rondônia

Ádria Fabíola Pinheiro de Sousa. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestranda no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquiso histórias e encantarias na trajetória de vida de mulheres de Aritapera, região de várzea do município de Santarém-PA.

Josué Costa da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Josué da Costa Silva. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência com graduação e pós-graduação tendo coordenado o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2004-2005) e o Programa de Pós Graduação em Geografia (2006-2010), ambos da Universidade Federal de Rondônia. Coordena do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vidas e Culturas Amazônicas (GepCultura) que tem como ênfase os seguintes temas: Geografia Cultural, Desenvolvimento Regional, Cultura Amazônica, Amazônia, Populações Ribeirinhas, Populações Tradicionais.

Downloads

Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos