Kit gay: 'dá para continuar discutindo esse assunto?' DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i1.0012

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira Júnior Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

sexualidade, diversidade sexual, kit gay, homofobia

Resumo

Kit Gay: 'give to continue discussing this matter?

 

Em uma sociedade, como a brasileira, constituída e estruturada pelas diferenças, um dos temas que ocupa destaque nas discussões é a diversidade sexual. A escola é vista como um dos agentes desse diálogo e para que isso se efetive o Governo Federal lançou mão do Programa Brasil Sem Homofobia e o Projeto Escola Sem Homofobia que culminou com a elaboração do Kit de Combate a Homofobia. Baseado no aporte teórico dos Estudos Culturais colocamos em diálogo as estratégias do referido Kit e a polêmica por ele gerada. Os dados obtidos apontam o ambiente escolar como altamente homofóbico e heterossexista e evidenciam que essas ações deseducam e afetam a formação de todos/as envolvidos/as, principalmente daqueles/as que não têm os seus direitos preservados.

Palavras Chave: Kit de Combate a Homofobia; LGBTQIAfobia; Escola; Diversidade Sexual; Programa Brasil Sem Homofobia.

 

Abstract

In a society such as Brazil, organized and structured by differences, sexual diversity is a prominent theme in discussions. School is considered as one of the agents of this dialogue, and to make this statement effective, the Federal Government has launched the Brazil Without Homophobia Program and the Project School without Homophobia, that culminated in the drafting of a Kit Against Homophobia. Based on the theoretical framework of Cultural Studies, we proposed a dialogue on the strategies of that Kit and the controversy it has raised. The data obtained indicate the school environment as highly homophobic and heterosexist and show that actions like these jeopardize education and affect the formation of all the involved ones, especially those who do not have their rights protected.

Keywords: Kit Against Homophobia; LGBTQIAphobia; School; Sexual Diversity; Brazil Without Homophobia Program .


Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Pós Graduado em Gestão Esoolar. Pós Graduando em Neuropedagogia na Educação. Graduado em Nutrição pela Universidade Filadélfia de Londrina - PR, Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina- PR. Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá - PR.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Doutora e Pós-Doutora em Educação Escolar – UNESP/Araraquara, Docente da Universidade Estadual de Maringá, do Departamento de Teoria e Prática da Educação – DTP e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação – PPE.

Downloads

Publicado

2013-12-03

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos