Vestir a Farda: a Constituição de um Espaço para o Feminino na Policia Militar do Estado do Paraná (1977-2000) DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i2.096105

Autores

  • Andréa Mazurok Schactae Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

polícia militar feminina, gênero, instituição policial militar

Resumo

O espaço institucional – Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) – como uma construção simbólica que constitui divisões de gênero, é analisado nesse texto. A instituição será problematizada como um espaço que institui diferenças de gênero a partir da linguagem simbólica institucional, que é constituinte de discursos e de identidades. Um espaço social que reafirma uma construção histórica de divisão entre o masculino e o feminino. Entre as fontes selecionadas estão documentos institucionais – leis Estaduais e Leis Federais, a legislação da Polícia Militar (Diretriz, Portarias), entre outros. A análise dessas fontes, que ordenam o espaço institucional e que constituem uma identidade de gênero para a Polícia Militar, bem como estão vinculadas a constituição das identidades dos agentes, possibilita problematizar o espaço institucional como construtor e reprodutor de diferenças entre as masculinidades e entre o masculino e o feminino.

Biografia do Autor

Andréa Mazurok Schactae, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no ano de 2011. Atualmente trabalha como Professor Colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e como professora do Curso de História das Faculdades Integradas de Itararé (FAFIT). Possui graduação em Licenciatura em História; Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná; foi soldado da Polícia Militar do Estado do Paraná entre 1996 e 2010.

Downloads

Publicado

2013-05-09

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos