A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044

Autores

  • Ednélia Francisco dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose Maio Braga Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Gênero, Brincadeira Infantil, Formação de Professores, Teoria Histórico-Cultural, Perspectiva Pós-Estruturalista

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas.

Biografia do Autor

Ednélia Francisco dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Cursando pos-graduação Lato sensu em Psicopedagogia pela mesma instituição.

Eliane Rose Maio Braga, Universidade Estadual de Maringá

Psicologa e professora do Departamento de Teoria e Prática Da Educação - UEM.

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Publicado

2012-10-16

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos