Feminização territorial e gestão comunitária na Roupa Suja, Rio de Janeiro. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.016029

Autores

  • Denise Pini Rosalem da Fonseca Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Inês Maria Silva Maciel UNICARIOCA
  • Courtney Price Ivins Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

territorialidade, feminização, Roupa Suja, Rocinha

Resumo

Ensaio sobre trabalho de campo da pesquisa Feminização do poder, realizado na Roupa Suja, uma das 32 localidades da favela da Rocinha, Rio de Janeiro entre 2009 e 2011. Esta pesquisa estuda a participação feminina em instituições locais com o objetivo de descrever e analisar as transformações ocorridas nas últimas duas décadas em termos de práticas políticas relativas à gestão comunitária. Este trabalho busca subsidiar, epistemologicamente, um mapeamento social participativo que será realizado na localidade em 2012, em parceria com a rede social feminina Coletivo de Mulheres que Estudam Mulheres - COMEM, cujo objetivo é postular possibilidades de reconstrução daquele território a partir do conceito de territorialidade.

Biografia do Autor

Denise Pini Rosalem da Fonseca, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1980), Mestrado em Latin American Studies pela University of Houston (1991) e doutorado em História Econômica pela USP (1997). É Professora Associada do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio onde coordena o Grupo de Pesquisa Cultura e Sustentabilidade. É pesquisadora do CNPq.

Inês Maria Silva Maciel, UNICARIOCA

Possui graduação em Desenho Industrial (1986), Mestrado (1996) e Doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela UFRJ. É Professora da Unicarioca e membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Sustentabilidade da PUC-Rio.

Courtney Price Ivins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui Bacharelado em Foreign Service e Regional Comparative Studies Africa/Latin America pela Georgetown University (2010). É pesquisadora da Fulbright Commission no Brasil, atuando no Grupo de Pesquisa Cultura e Sustentabilidade da PUC-Rio. É Mestranda do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2012-06-14

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos