A participação da mulher na organização socioespacial de comunidades pesqueiras: Um estudo de caso na Reserva extrativista Baía do Iguape DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i2.077085

Autores

  • Marina Morenna Figueiredo UFBA

Palavras-chave:

Mulher, pesca, produção e reprodução do espaço

Resumo

Este trabalho visa analisar a organização espacial das comunidades pesqueiras a partir da lógica do desenvolvimento capitalista e seus desdobramentos no modo de vida dos grupos que fazem parte de reservas extrativistas marinhas. A análise geográfica adotada na investigação incorpora as relações de gênero, trazendo para o debate a divisão do trabalho e o uso dos recursos naturais decorrentes tanto das diferenças sociais estabelecidas entre homens e mulheres como das variadas relações socioespaciais. O trabalho feminino na atividade da pesca foi privilegiado, tomando como base as ações femininas desenvolvidas nas práticas cotidianas da Reserva Extrativista Baía do Iguape.

 

Biografia do Autor

Marina Morenna Figueiredo, UFBA

Mestranda em Geografia na Universidade da Bahia - UFBA. Bacharel e Licenciada em Geografia na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: MARENA e Gestão territorial e conflitos ambientais nas reservas extrativistas marinhas da Bahia. Possui graduação incompleta em Tecnologia em Saneamento Ambiental na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Downloads

Publicado

2013-05-09

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos