Reestruturação produtiva, precarização e feminização do trabalho docente em Catalão Goiás: algumas considerações. Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.150154

Autores

  • Carmen Lúcia Costa Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Precarização, Gênero.

Resumo

O presente texto é produto de reflexões que surgiram de estudos realizados no projeto “Feminização e precarização do trabalho docente em Goiás” UFG/CNPQ, no grupo de pesquisa Dialogus – Estudos interdisciplinares em Gênero, Trabalho e Cultura e como professora de Geografia Urbana e da Indústria na Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão - onde desenvolvemos vários trabalhos sobre o processo de industrialização na cidade de Catalão que ocorre com intensidade, após a década de (19)70 com a instalação de indústrias no ramo da mineração, montadoras de carros, colheitadeiras, entre outras. Como pesquisadora da área de Gênero e coordenadora do curso Gênero e Diversidade (modalidade extensão em 2009/2010 e Especialização em 2010 – 2012/UFG/SECAD/UAB), o interesse pela participação da mulher no processo de reestruturação produtiva, o seu papel, as formas de inserção no mundo do trabalho e suas relações no espaço privado a partir desta nova realidade econômica despertam novas abordagens e motivam novas pesquisas. Para tal, o recorte é o trabalho docente.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Costa, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão.

Coordenadora do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - UAB/SECAD.

Professora colaboradora do programa de pós-graduação em Geografia - UFG - campus Catalão.

Membro do núcleo de pesquisas Dialogus - Gênero, Cultura e Trabalho.

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Publicado

2012-06-14

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos