Trabalho, moradia e chefia familiar: o caso do processo de expansão portuária no Bairro Getúlio Vargas – Rio Grande (RS). Doi: 10.5212/Rlagg.v.3.i2.138149

Autores

  • Andressa Cristiane Colvara Almeida Universidade Federal do Rio Grande
  • Susana Maria Veleda da Silva Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

rabalho, moradia, chefia familiar, gênero.

Resumo

A partir de 2007, o processo de reorganização do Porto do Rio Grande-RS dá continuidade à ampliação de suas atividades em direção a localidades contíguas ou próximas às áreas portuárias. As áreas foram ocupadas por parcelas da população de baixa renda em diferentes momentos do crescimento do município. As possíveis remoções poderão acarretar modificações na rotina familiar e no trabalho, pois grande parte dos moradores(as) trabalha em locais próximos e depende da localidade onde moram para manter-se no emprego. O recorte espacial limita-se à área de ampliação portuária situada no bairro Getúlio Vargas (BGV). O objetivo principal é compreender a relação entre trabalho e moradia nas áreas sujeitas a remoção, através da articulação entre as alterações nos arranjos familiares associadas às transformações do papel das mulheres na família e no trabalho.

Biografia do Autor

Andressa Cristiane Colvara Almeida, Universidade Federal do Rio Grande

Discente do curso de Geografia licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Atuou como bolsista de Iniciação Científica pelo Núcleo de Análises Urbanas da FURG realizando pesquisas ligadas às questões de gênero e suas relações com o trabalho.

Susana Maria Veleda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande / FURG (1987), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS (1999) e doutorado em Geografia Humana - Universitat Autònoma de Barcelona / UAB (2004). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Geografia humana, atuando principalmente nos seguintes temas: população e trabalho com ênfase nas relações de gênero e nas Geografias feministas.

Downloads

Publicado

2012-06-14

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos