Tecendo Redes pela Igualdade: Meninas Adolescentes de Comunidades de Baixa-renda Debatendo Sobre as Relações de Gênero e a Violência Contra as Mulheres. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.002014

Autores

  • Telma Silva Low Universidad de Valencia
  • Danielly Spósito Pessoa de Melo Universidad de Valencia

Palavras-chave:

Adolescência, Comunidade, Gênero, Violência, Subjetividade

Resumo

A construção do conhecimento nos permite (des) aprender e (re) significar valores, ideais e práticas de vida, especialmente quando é feita a partir do encontro e diálogo entre academia e comunidade. A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres também parece possível quando tem nos fundamentados nessa premissa. Este artigo visa, portanto, refletir sobre os discursos construídos por meninas adolescentes, moradoras de duas comunidades de baixa-renda de Recife, com respeito ao tema de gênero e violência contra as mulheres.

Biografia do Autor

Telma Silva Low, Universidad de Valencia

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Psicologia Social  Comunitária pela Faculdade Frassinetti do Recife e Mestrado em Género y Políticas de Igualdad pelo Institut Universitari d’Estudis de la Dona-Universidad de Valencia/España. Atualmente, é bolsista da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) e cursa o doutorado em Estudios de Género pelo Institut Universitari d’Estudis de la Dona da Universidad de Valencia/España.

Danielly Spósito Pessoa de Melo, Universidad de Valencia

Assistente Social graduada pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Género y Políticas de Igualdad pelo Institut Universitari d’Estudis de la Dona-Universidad de Valencia/España. Atualmente, é bolsista da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) e cursa o doutorado em Estudios de Género pelo Institut Universitari d’Estudis de la Dona da Universidad de Valencia/España.

Downloads

Publicado

2011-07-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos