Dinâmica e Espacialidade das Saunas de Boys na Cidade do Rio de Janeiro. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.057065

Autores

  • Miguel Angelo Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Rafael da Silva Oliveira Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Gessé da Silva Maia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Prostituição Masculina, Saunas e Private Clubs, Relações Homocomerciais, Rio de Janeiro

Resumo

O artigo analisa a dinâmica e a espacialidade das saunas masculinas de relações homocomerciais na cidade do Rio de Janeiro, fruto do resultado de pesquisas entre os anos de 2005 e 2011. Tais, configuram micro territórios, nos quais regras, normas de conduta, códigos e práticas são ditados por seus proprietários e que terão que ser previamente respeitados pelos boys (rapazes de programa) e clientes que as frequentam A metodologia da pesquisa constituiu-se de trabalho de campo, conversas informais com clientes, entrevistas com boys (garotos de programa) e proprietários, levantamento fotográfico, além da utilização de sites específicos, coleta de panfletos, dentre outros. Na primeira parte discute-se o conceito de território à luz da prostituição; na segunda, analisa a espacialidade das saunas na cidade do Rio de Janeiro e sua dinâmica.

Biografia do Autor

Miguel Angelo Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

geógrafo; doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Rafael da Silva Oliveira, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Geógrafo; doutorando em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP); Professor Assistente III do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Gessé da Silva Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

geógrafo; especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2011-07-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos