Geografia de Gênero e Trabalho Familiar: Algumas Considerações. DOI: 10.5212/Rlagg.v.2.i1.027036

Autores

  • Maria Luíza Oliveira de Francisco Faculdades Adamantinenses Integradas

Palavras-chave:

Geografia, Geografia de Gênero, Meio Rural, Estratégias de Sobrevivência Familiar

Resumo

Este trabalho examina a Geografia de Gênero e suas relações com o trabalho familiar, procurando destacar as atividades reprodutivas e produtivas desenvolvidas pela mulher, conjuntamente com os outros membros da família nas estratégias de sobrevivência familiar. Primeiramente, aborda as origens da Geografia de Gênero em termos de contribuições das correntes de pensamento geográfico. Depois, trata da relação entre Geografia de Gênero e Meio Rural. Finalmente, identifica e caracteriza as relações entre Geografia de Gênero e Trabalho Familiar ressaltando as ligações entre o trabalho feminino e as estratégias de sobrevivência familiar.

 

Biografia do Autor

Maria Luíza Oliveira de Francisco, Faculdades Adamantinenses Integradas

Mestrado em Trabalho Familiar na Agricultura do Município de Rio Claro(SP):  a mulher e a criança na pequena produção. Orientadora: Rosa Ester Rossini - 1997 - FFLCH-USP. 

Doutorado: Relações de Gênero e Meio Ambiente no Espaço Urbano de Presidente Prudente(SP): O Trabalho da Mulher e da Criança nos Resíduos Sólidos Urbanos. Orientadora:Amália Inês Geraiges de Lemos - 2007 - FFCLH-USP.

Área de Atuação: Geografia de Gênero no rural e no urbano.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos