Territórios Sexuais: Análise de Sociabilidades Homossexuais no Shopping Gay de São Paulo. DOI: 10.5212/Rlagg.v.2.i1.133140

Autores

  • Bruno Puccinelli Unifesp

Palavras-chave:

Territorialidade, Gênero, Sexualidade, Consumo, Espaço Urbano

Resumo

Ao apresentar uma etnografia inserida no espaço urbano é importante refletir sobre a ideia de alteridade entre pessoas que participam de perspectivas de vivência e sociabilidade próximas, mas, ao mesmo tempo, não necessariamente iguais; nesse sentido, apresenta-se como um locus privilegiado e que tem se mostrado palco para discursos diversos de pertencimento, fluxos e identidades, o campo desta pesquisa: o Shopping Center Frei Caneca e seus arredores, em São Paulo. O presente artigo pretende apresentar o campo de pesquisa de maneira geral, para se deter mais enfaticamente nos dados colhidos acerca dos fluxos e usos dos frequentadores do shopping, procedendo a uma análise de um processo de generificação identitária de seus territórios: corredores, banheiros e outros espaços.

 


Biografia do Autor

Bruno Puccinelli, Unifesp

Cientista Social pela Universidade de São Paulo - USP e Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, desenvolve pesquisa acerca da produção de gênero e sexualidades no contexto urbano. Também pesquisa temas relacionados ao espaço urbano, urbanização e questões ligadas às grandes cidades.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos