Descortinando a cidade: a "montagem" da Fortaleza "babado" / Unveiling the city: the "montagem" of the "babado" Fortaleza. - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.1.i2.176189

Autores

  • Juliana Frota da Justa Coelho

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, performance, cidade

Resumo

As sociabilidades homossexuais na cidade de Fortaleza e suas territorialidades constroem-se em meio a espaços abertos e fechados, por entre brechas e astúcias galgadas através das décadas. Um dos importantes espaços para as ressematizações ou mesmo ratificações das experiências homossexuais são as boates gays nas quais as performances de travestis, transformistas e drag queens são atração. Os aludidos performers, ao embaralhar signos culturalmente atribuídos ao masculino e ao feminino em suas montagens, proporcionam frestas nas concepções naturalizadas de gênero e sexualidade, deixando entrever que a plasticidade dos corpos, os desejos e os devires nunca podem ser inteiramente esquadrinhados, construindo marcas também no corpo da cidade. 

Biografia do Autor

Juliana Frota da Justa Coelho

Psicóloga e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Especialização em Psicopedagogia do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA - Sobral) e consultora do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC-UFC).

Downloads

Publicado

2010-10-19

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos