A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084

Autores

  • Carmem Lúcia Costa Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Palavras-chave:

Gênero, Geografia, Movimentos Sociais

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 com bolsa de Prolicen da UFG/Campus Catalão e da experiência como coordenadora do Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola realizado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, a Secretaria da Diversidade e a Universidade Federal de Goiás. O objetivo é analisar a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que estabelecem o Gênero como um tema a ser trabalhado de forma transversal nas escolas brasileiras, devendo ser trabalhado por todas as disciplinas. Neste sentido, a pesquisa analisa como a atual situação da mulher é abordada, ou não, pela Geografia e como esta disciplina pode contribuir para o debate com o tema em sala de aula. Neste artigo apresentamos alguns resultados da pesquisa, principalmente como está posto o debate sobre Gênero no pensamento geográfico e nos livros didáticos de Geografia.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Costa, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão.

Coordenadora do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - UAB/SECAD.

Professora colaboradora do programa de pós-graduação em Geografia - UFG - campus Catalão.

Membro do núcleo de pesquisas Dialogus - Gênero, Cultura e Trabalho.

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Publicado

2011-07-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos