Gênero e política: a (sub) representação das mulheres nas eleições de 2008, 2012 E 2016 nos municípios de médio e grande porte no Brasil

  • Adriana Aurea Mota Bueno Universidade Federal do Paraná
  • Ivan Jairo Junckes Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo Rossi Horochovski Universidade Federal do Paraná
  • Augusto Junior Clemente Universidade Federal do Paraná

Resumo

A desigualdade de gênero afeta diretamente a vida das mulheres que historicamente têm sido marginalizadas em vários campos da vida na sociedade, sendo um deles os espaços de poder decisório. O presente estudo analisa os fatores explicativos para a sub­-representação das mulheres na política brasileira, tendo o financiamento eleitoral como um dos principais fatores. Os dados utilizados têm origem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos repositórios de candidatura e prestação de contas sobre as eleições municipais para vereadores nos anos de 2008, 2012 e 2016, em 441 municípios com mais de 50.000 eleitores. Para o tratamento e análise dos dados utilizou­-se análises estatísticas descritivas e inferenciais com o auxílio deplanilhas e o software Jamovi. Os resultados são consistentes e contribuem especialmente com as discussões para o enfrentamento da marginalização da mulher na política.Palavras-­Chave: Eleições Municipais; Vereadores; Mulheres; Política; Financiamento Eleitoral.

Biografia do Autor

Ivan Jairo Junckes, Universidade Federal do Paraná
É professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral, no Curso de Gestão Pública. Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tendo realizado pós-doutoramento (2008) na Facultad de Ciencias Políticas Y Sociología da Universidad Complutense de Madrid - UCM. Desenvolve pesquisa em análise de redes sociais (ARS) de financiamento eleitoral. Tem interesse também em temáticas de planejamento estratégico, gestão pública, questões de gênero, financeirização mundial, organização do trabalho e sindicalismo. 
Publicado
2020-09-11
Seção
Artigos / Articles/ Artículos