O empoderamento das mulheres aposentadas rurais: estudo do município de Mamborê – PR

  • Jocimara Maciel Correia Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Campo Mourão
  • Cláudia Chies Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Campo Mourão
  • Fabiane Freire França Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Campo Mourão

Resumo

O objetivo do artigo é relatar perspectivas de empoderamento de mulheres aposentadas rurais do município de Mamborê ­ PR, considerando o ganho de autonomia financeira e de respeitabilidade no âmbito familiar e comunitário; melhorias nas condições de vida e saúde após aposentarem-­se. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva quali/quantitativa por meio de levantamentos bibliográficos, análise de dados estatísticos e realização de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos demonstraram que o direito à aposentadoria para as trabalhadoras rurais vai além dos aspectos econômicos, pois proporciona ganho de autonomia financeira, empoderamento feminino, conhecimento de direitos e transformações nas relações sociais e culturais.Palavras­-Chave: Direitos; Autonomia; Aposentadoria Rural; Agricultoras.

Biografia do Autor

Jocimara Maciel Correia, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Campo Mourão
Mestranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História Pública da Universidade Estadual do Paraná.Especialista em Geografia, Meio Ambiente e Ensino pela Universidade Estadual do Paraná.
Cláudia Chies, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Campo Mourão
Professora Adjunta do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão.Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.Pesquisa na área de Geografia Humana, Geografia Agrária, Políticas Públicas, aposentadoria rural.
Fabiane Freire França, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Campo Mourão
Doutora e Mestre em Educação (UEM).Docente do Programa de Pós Graduação Sociedade e Desenvolvimento e do colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão. Coordena e atua em projetos de pesquisa sobre os temas Gênero, mídias e Formação Docente. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura (GEPEDIC). É coordenadora do Núcleo de Educação para as relações de Gênero (NERG-Campo Mourão). Atua como assessora na Divisão de Ensino da Unespar-Campo Mourão desde 2014. Foi auxiliar de pesquisa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2015-2016).
Publicado
2020-09-11
Seção
Artigos / Articles/ Artículos