Mulheres Estudantes da EJA e o Retorno aos Estudos: Uma História de Maus­ Tratos Emocionais

  • Cristiano Eduardo da Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jane Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Neste artigo investigamos a história de mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos para identificar casos de maus-tratos emocionais ocorridos em virtude de seus retornos aos estudos depois de adultas. Resgatando a história da Educação das mulheres, apoiando-se nos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista de análise – e fazendo parte de uma pesquisa internacional sobre o tema dos maus-tratos emocionais – realizamos uma roda de conversa com alunas do curso em uma cidade da região metropolitana do Rio Grande do Sul. Por meio dessa prática, foi possível perceber como a decisão em voltar a estudar motivou conflitos familiares, principalmente no casamento, e a ocorrência de maus-tratos emocionais tanto em casa, com familiares, quanto no trabalho e com amigos.

Biografia do Autor

Cristiano Eduardo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professor licenciado em Letras e em Pedagogia, mestrando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Integrante do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero. E-mail: cristiano1105@hotmail.com.
Jane Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero e coordenadora do GEIN – Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias. E-mail: janefelipe.souza@gmail.com.
Publicado
2020-02-13
Seção
Artigos / Articles/ Artículos