Quilombo, cantos e tambores: As mulheres nos Grupos Ganga Zumba e Herdeiros do Banzo – Ponte Nova / MG

  • Alvino de Souza Amaral Universidade Federal de Viçosa
  • Bianca Aparecida Lima Costa Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Economia Solidária, Mulheres negras, Território Quilombola, Empoderamento, Outras Economias

Resumo

O objetivo do artigo foi identificar os sentidos da emancipação feminina a partir da inserção na economia solidária por meio das vivências e narrativas das mulheres negras participantes dos grupos Ganga Zumba e Herdeiros do Banzo da Comunidade Quilombola de Fátima, em Ponte Nova, Minas Gerais. As organizações buscam fortalecer, por meio de diferentes atividades, espaços de discussão e informação relacionados às questões étnico-raciais. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas. As principais conclusões do estudo são que as mulheres que participam dessas iniciativas têm trajetórias marcadas pela discriminação e que a participação nos empreendimentos permite a ressignificação de suas relações sociais e seu empoderamento. 

Biografia do Autor

Alvino de Souza Amaral, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (2018) e é graduando em Direito pela União de Ensino Superior de Viçosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cooperativismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Popular Solidária, grupos coletivos, arte, educação e sociedade.
Bianca Aparecida Lima Costa, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora do Programa de Extensão da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.
Publicado
2020-02-13
Seção
Artigos / Articles/ Artículos