Geografia da Diversidade: Breve Análise das Territorialidades Homossexuais no Rio de Janeiro / Geography of Diversity: A Brief Analysis of Homosexual Territorialities in Rio de Janeiro. DOI: 10.5212/Rlagg.v.1.i1.014020

Autores

  • Rafael Chaves Vasconcelos Barreto

Palavras-chave:

Território, Identidade, Homossexualidade.

Resumo

Percebemos a importância de se discutir temas como: o respeito às diferenças e à diversidade sexual. Nesse sentido, o presente trabalho vem tratar dessa questão, trazendo a contribuição da Geografia, discutindo conceitos de espaço, território e territorialidade, bem como a relação destes com o grupo em questão. Verificamos que inúmeros territórios e territorialidades surgem no espaço, variando de acordo com a escala e com os atores responsáveis pelo controle do mesmo. Nesse sentido, verificaremos como os homossexuais, enquanto grupo, dotado de identidade própria, são capazes de formar territórios e territorialidades em escala local. Procuraremos deixar uma reflexão sobre essa questão, a fim de refletirmos sobre o preconceito que ainda existe em nossa sociedade, em relação a esse grupo.

Biografia do Autor

Rafael Chaves Vasconcelos Barreto

Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2007). Atualmente é aluno do Programa de Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Downloads

Publicado

2010-03-12

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos